sicnot

Perfil

Desporto

FIFA admite dificuldades em conseguir patrocínio após casos de corrupção

O diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil, admitiu hoje que o organismo máximo do futebol internacional teve "dificuldades" para encontrar novos patrocinadores depois dos escândalos de corrupção que afetam a instituição.

Diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil.

Diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil.

Thierry Weil, que falava numa conferência de imprensa na capital nipónica, onde anunciou um novo patrocinador para o Mundial de Clubes, o gigante chinês da internet Alibaba, admitiu que "seria errado" dizer que o organismo não está a sentir "dificuldades devido às circunstâncias em torno da FIFA nestes momentos".

"Não é fácil vender [a marca FIFA]. Estamos em conversações com várias empresas, mas somos realistas e sabemos que isto não mudará enquanto não forem introduzidas reformas e se eleger um novo presidente em fevereiro", disse o responsável quando questionado pela comunicação social sobre os danos infligidos pelas notícias de corrupção associadas à instituição.

A crise no organismo viveu um novo capítulo na semana passada, com a detenção na Suíça de 16 quadros dirigentes e ex-dirigentes da FIFA, suspeitos de envolvimento numa rede gigantesca de corrupção.

As investigações pela justiça dos Estados Unidos começaram em maio, quando foram detidos outros sete dirigentes da FIFA acusados de receberem subornos, lavagem de dinheiro e fraude na instituição presidida por Joseph Blatter, que está suspenso do cargo desde o passado dia 8 de outubro.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.