sicnot

Perfil

Desporto

Ticha Penicheiro recebe menção honrosa em prémio do Comité Olímpico

Ticha Penicheiro recebeu uma menção honrosa do Comité Olímpico Internacional (COI) no âmbito da candidatura apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) ao prémio 'Mulheres e o Desporto COI 2015'.

Ticha Penicheiro (ao centro). (Arquivo Reuters)

Ticha Penicheiro (ao centro). (Arquivo Reuters)

REUTERS

A distinção à antiga basquetebolista, de 41 anos e retirada das competições em 2012, é sustentada pelos "pelos relevantes serviços prestados ao desporto na promoção da participação das jovens e das mulheres", refere uma nota do COP, hoje divulgada.

A escolha do prémio para o continente europeu recaiu sobre a jogadora de polo aquático grega Stavroula Kozompoli, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atenas 2004, mas o COI fez questão em também distinguir a portuguesa, primeira portuguesa a jogar na liga norte-americana de basquetebol feminino (WNBA).

Ticha Penicheiro esteve envolvida em vários projetos que promoveram o papel da mulher, em áreas como a igualdade no desporto, luta contra o racismo e xenofobia, tanto em Portugal como em África.

Esteve também envolvida em várias iniciativas da WNBA, junto de jovens, para promover a prática desportiva e foi embaixadora da liga norte-americana de basquetebol para Angola, Moçambique e África do Sul, onde participou em ações humanitárias.

No seu currículo contam-se vários galardões como a Medalha Olímpica Nobre Guedes do COP em 1998, a Ordem do Infante D. Henrique em 1999, ou a Medalha de Mérito Desportivo atribuído pelo Governo Português em 2005.

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Vila de Gavião viu-se cercada pelas chamas
    2:17
  • Costa desafia PSD para pacto depois das autárquicas
    1:14
  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22