sicnot

Perfil

Desporto

Ticha Penicheiro recebe menção honrosa em prémio do Comité Olímpico

Ticha Penicheiro recebeu uma menção honrosa do Comité Olímpico Internacional (COI) no âmbito da candidatura apresentada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) ao prémio 'Mulheres e o Desporto COI 2015'.

Ticha Penicheiro (ao centro). (Arquivo Reuters)

Ticha Penicheiro (ao centro). (Arquivo Reuters)

REUTERS

A distinção à antiga basquetebolista, de 41 anos e retirada das competições em 2012, é sustentada pelos "pelos relevantes serviços prestados ao desporto na promoção da participação das jovens e das mulheres", refere uma nota do COP, hoje divulgada.

A escolha do prémio para o continente europeu recaiu sobre a jogadora de polo aquático grega Stavroula Kozompoli, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atenas 2004, mas o COI fez questão em também distinguir a portuguesa, primeira portuguesa a jogar na liga norte-americana de basquetebol feminino (WNBA).

Ticha Penicheiro esteve envolvida em vários projetos que promoveram o papel da mulher, em áreas como a igualdade no desporto, luta contra o racismo e xenofobia, tanto em Portugal como em África.

Esteve também envolvida em várias iniciativas da WNBA, junto de jovens, para promover a prática desportiva e foi embaixadora da liga norte-americana de basquetebol para Angola, Moçambique e África do Sul, onde participou em ações humanitárias.

No seu currículo contam-se vários galardões como a Medalha Olímpica Nobre Guedes do COP em 1998, a Ordem do Infante D. Henrique em 1999, ou a Medalha de Mérito Desportivo atribuído pelo Governo Português em 2005.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.