sicnot

Perfil

Desporto

Luís Figo oficializado como membro da Academia Laureus

O ex-futebolista internacional português Luís Figo foi hoje oficializado como membro da Academia Laureu, pelo presidente do organismo, o antigo campeão olímpico Edwin Moses, numa visita ao Colégio Princesa Sofia, em Madrid.

Luís Figo (Esqª) - Lusa

Luís Figo (Esqª) - Lusa

JAVIER LIZON

Figo e o também ex-futebolista Carles Puyol já tinham sido indicados como os mais recentes membros da Academia, da qual já eram embaixadores, mas hoje receberam a distinção oficial, numa cerimónia com crianças com deficiência.

Acompanhados pelo presidente da Fundação Laureus em Espanha, Gabriel Masfurroll, e do presidente da organização Special Olympics, Miguel Sacarra, Figo, Puyol e Moses participaram em atividades com os alunos.

"Somos afortunados porque o desporto deu-nos tudo e é o momento de retribuir", começou por dizer Puyol, antigo central do FC Barcelona, considerando ser uma "honra" fazer parte de um "grupo restrito de desportistas".

Figo também agradeceu a Edwin Moses a nomeação e frisou que o desporto "pode mudar o mundo", citando o antigo presidente sul-africano Nelson Mandela.

"O desporto tem a força de unir povos, dar oportunidades. Isso é que a Laureus tenta fazer globalmente", destacou o antigo jogador, o mais internacional de sempre pela seleção portuguesa de futebol e que passou por clubes como o FC Barcelona ou Real Madrid.

Por seu lado, Edwin Moses, bicampeão olímpico dos 400 metros barreiras em Montreal76 e Los Angeles84, lembrou que fazem parte da Laureus "atletas de classe mundial" e que o importante é "a história que têm por detrás, que os leva a desenvolver algo.

O responsável entregou os diplomas a Figo e Puyol, como as mais recentes aquisições da academia, que conta agora com 55 membros.

Lusa

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28