sicnot

Perfil

Desporto

Ronaldo denuncia alegadas manobras para manter "sistema corrupto" na CBF

O antigo futebolista brasileiro Ronaldo denunciou hoje o que classifica de manobra do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, para manter um "sistema corrupto" no organismo.

Lefteris Pitarakis

"Há investigações em curso e acho que pode haver mudanças. Mas, sim, o ato eleitoral é uma manobra para manter este sistema corrupto", acusou o antigo avançado do FC Barcelona, Real Madrid, Inter e PSV Eindhoven.

Ronaldo referia-se às eleições de 16 de dezembro para um novo vice-presidente da CBF e para as quais António Nunes Lima, presidente da associação do Pará, é, aos 77 anos, um dos principais candidatos: a eventual renúncia definitiva de Marco Polo Del Nero dará a presidência da CBF a quem for agora eleito.

De acordo com o bicampeão do Mundo, Nunes Lima é o candidato designado por Del Nero, que na passada semana pediu licença provisória do cargo para poder defender-se das acusações que enfrenta da justiça norte-americana, bem como do Comité de Ética da FIFA.

Del Nero anunciou a licença depois de ter renunciado ao seu cargo no comité executivo da FIFA, designando como substituto outro dos vice-presidentes da CBF, Fernando Sarney, filho do antigo presidente do Brasil, José Sarney.

Entretanto, o senado brasileiro criou uma comissão para indagar sobre possíveis irregularidades nos contratos da CBF relativos à organização do Mundial de 2014, Taça das Confederações de 2013 e vários jogos particulares da seleção.

Essa comissão, que é liderada pelo senador e ex-futebolista Romário, autorizou o levantamento do segredo bancário e fiscal de Del Nero, para investigar as suas contas.

No fim de semana passado, na última jornada do campeonato, futebolistas de vários clubes brasileiros protestaram contra a corrupção na modalidade -- cruzaram os braços durante alguns segundos - e pediram a renúncia "imediata" do presidente da CBF.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.