sicnot

Perfil

Desporto

Porta-voz do comité de ética da FIFA diz que Platini será "suspenso por vários anos"

Michel Platini "vai ser suspenso por vários anos", disse hoje o porta-voz do comité de ética da FIFA, Andreas Bantel, em declarações criticadas pelos advogados do dirigente francês.

Sang Tan

"Platini vai certamente ser suspenso por vários anos", revelou Bantel em declarações ao jornal desportivo francês L'Équipe.

O presidente da UEFA, tal como o ainda presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, cumprem ambos suspensão de 90 dias enquanto decorre uma investigação sobre um pagamento de 1,8 milhões de euros pela instituição que lidera o futebol mundial ao dirigente francês.

"Quanto a Blatter, não há diferença entre uma suspensão de alguns anos ou irradiação", completou o porta-voz.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) recusou na sexta-feira as pretensões de Platini em ver levantada a sua suspensão para se candidatar à presidência da FIFA, o que complica as suas ambições para o ato eleitoral de 26 de fevereiro, que definirá o sucessor de Blatter.

Os advogados de Platini reagiram, recordando que o seu cliente é inocente até se provar a sua eventual culpa.

"Recebemos com raiva e consternação os comentários de Andreas Bantel", referem, em comunicado, considerando que foi "violado o princípio da presunção de inocência, o que demonstra a política e objetivos do comité de ética da FIFA".

Platini deve enfrentar o comité de ética a 18 de dezembro, esperando que a sua proibição seja levantada para poder começar a campanha.

"A audição vai ser manifestamente inútil", advertem os seus advogados.

Blatter, que lidera a FIFA desde 1998 e que optou por se afastar depois de um conjunto de acusações de corrupção, vai ser ouvido no dia anterior, quinta-feira.

"O senhor Platini, para quem a punição parece já ter sido definida pelo Comité de Ética da FIFA, mesmo antes de suas explicações, condena fortemente estas práticas que mostram as práticas a que tem sido submetido nas últimas semanas", conclui o documento.

Bantel insiste que "neste caso, a questão da corrupção está bem fundamentada", sendo que uma decisão deve ser anunciada antes de 21 de dezembro.

"Mesmo supondo que a acusação de corrupção não é aceite, há muitos outros delitos como conflito de interesses, má gestão ou falsificação de contas. Tudo isto é suficiente para suspender Blatter e Platini por vários anos", vincou.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.