sicnot

Perfil

Desporto

Porta-voz do comité de ética da FIFA diz que Platini será "suspenso por vários anos"

Michel Platini "vai ser suspenso por vários anos", disse hoje o porta-voz do comité de ética da FIFA, Andreas Bantel, em declarações criticadas pelos advogados do dirigente francês.

Sang Tan

"Platini vai certamente ser suspenso por vários anos", revelou Bantel em declarações ao jornal desportivo francês L'Équipe.

O presidente da UEFA, tal como o ainda presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, cumprem ambos suspensão de 90 dias enquanto decorre uma investigação sobre um pagamento de 1,8 milhões de euros pela instituição que lidera o futebol mundial ao dirigente francês.

"Quanto a Blatter, não há diferença entre uma suspensão de alguns anos ou irradiação", completou o porta-voz.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) recusou na sexta-feira as pretensões de Platini em ver levantada a sua suspensão para se candidatar à presidência da FIFA, o que complica as suas ambições para o ato eleitoral de 26 de fevereiro, que definirá o sucessor de Blatter.

Os advogados de Platini reagiram, recordando que o seu cliente é inocente até se provar a sua eventual culpa.

"Recebemos com raiva e consternação os comentários de Andreas Bantel", referem, em comunicado, considerando que foi "violado o princípio da presunção de inocência, o que demonstra a política e objetivos do comité de ética da FIFA".

Platini deve enfrentar o comité de ética a 18 de dezembro, esperando que a sua proibição seja levantada para poder começar a campanha.

"A audição vai ser manifestamente inútil", advertem os seus advogados.

Blatter, que lidera a FIFA desde 1998 e que optou por se afastar depois de um conjunto de acusações de corrupção, vai ser ouvido no dia anterior, quinta-feira.

"O senhor Platini, para quem a punição parece já ter sido definida pelo Comité de Ética da FIFA, mesmo antes de suas explicações, condena fortemente estas práticas que mostram as práticas a que tem sido submetido nas últimas semanas", conclui o documento.

Bantel insiste que "neste caso, a questão da corrupção está bem fundamentada", sendo que uma decisão deve ser anunciada antes de 21 de dezembro.

"Mesmo supondo que a acusação de corrupção não é aceite, há muitos outros delitos como conflito de interesses, má gestão ou falsificação de contas. Tudo isto é suficiente para suspender Blatter e Platini por vários anos", vincou.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.