sicnot

Perfil

Desporto

Sporting defende liderança da I Liga na receção ao Moreirense

O Sporting defende hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol na receção ao Moreirense, na 13.ª jornada, já depois de conhecer o desfecho do jogo do FC Porto, o seu mais direto perseguidor, no terreno do Nacional.

Gutiérrez só chegou na última semana a Portugal, num regresso com alguma polémica face ao tempo que esteve fora, mas Jesus disse estar contente com o trabalho de recuperação médica e que tudo indica que o colombiano possa jogar. (Arquivo)

Gutiérrez só chegou na última semana a Portugal, num regresso com alguma polémica face ao tempo que esteve fora, mas Jesus disse estar contente com o trabalho de recuperação médica e que tudo indica que o colombiano possa jogar. (Arquivo)

MANUEL DE ALMEIDA / Lusa

Um dia após o triunfo do Benfica sobre o Vitória de Setúbal, no Bonfim, Sporting e FC Porto procuraram repor distâncias para os bicampeões nacionais, que venceram o seu quinto jogo seguido e colocaram-se a cinco pontos dos 'leões' e a três dos 'dragões', tendo ainda um jogo em atraso, com o União da Madeira.

Com o regresso de Teo Gutiérrez, autor de um dos golos na vitória sobre o Besiktas (3-1) que valeu a continuidade na Liga Europa, o Sporting apresenta-se praticamente na máxima força para tentar a sétima vitória seguida, perante um Moreirense que segue em 14.º mas não perde há quatro jornadas.

No Funchal, o FC Porto, eliminado da Liga dos Campeões na quarta-feira, com uma derrota em Londres perante o Chelsea (2-0), procura regressar aos triunfos, mas terá de inverter a tendência das últimas duas épocas, em que não ganhou na Choupana. Além disso, apresenta-se sem o lesionado André André num terreno onde a equipa madeirense já leva cinco jogos sem perder.

No outro jogo do dia, o Sporting de Braga vai tentar descolar novamente do Rio Ave (5.º) e dar mais conforto ao seu quarto lugar, procurando para isso um triunfo em Tondela, último classificado, que jogará pela primeira vez sob o comando de Petit, ex-treinador do Boavista.

Depois de iniciar a época com o técnico Vítor Paneira, que cedeu o cargo a Rui Bento, o Tondela apresenta agora Petit como treinador para tentar mudar de rumo no seu campeonato de estreia no primeiro escalão - a única vitória aconteceu na terceira jornada.

A 13.ª jornada, que se prolonga até segunda-feira, dia do Académica-Belenenses, já tem 25 golos em cinco jogos, uma contabilidade para a qual o Paços de Ferreira contribuiu com uma goleada de 6-0 sobre o União da Madeira, enquanto o Vitória de Guimarães-Marítimo terminou com sete golos e um resultado favorável aos visitantes (3-4).

Programa e resultados da 13.ª jornada:

- Sexta-feira, 11 dez:

Boavista -- Estoril-Praia, 1-1 (1-1 ao intervalo)

- Sábado, 12 dez:

Rio Ave -- Arouca, 3-1 (1-0)

Paços de Ferreira -- União da Madeira, 6-0 (3-0)

Vitória de Guimarães -- Marítimo, 3-4 (1-2)

Vitória de Setúbal -- Benfica, 2-4 (0-2)

- Domingo, 13 dez:

Nacional -- FC Porto, 16:00 (Sport TV)

Sporting -- Moreirense, 18:15 (Sport TV)

Tondela -- Sporting de Braga, 20:30 (Sport TV)

- Segunda-feira, 14 dez:

Académica -- Belenenses, 20:00 (Sport TV)

Lusa

  • "Às vezes o senhor primeiro-ministro irrita-me um bocadinho"
    2:05

    País

    O Presidente da República disse esta quinta-feira de manhã que António Costa é "irritantemente otimista" por teimar em "ver violeta-rosa onde há roxo". Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda Mário Soares numa aula no Colégio Moderno, em Lisboa.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Exame ao sangue descobre cancro um ano antes do reaparecimento

    Mundo

    Uma equipa de investigadores britânicos descobriu uma maneira de identificar o regresso do cancro, com um ano de antecedência. Através de um exame ao sangue, a equipa conseguiu identificar os primeiros sinais da doença, uma série de células invisíveis ao raio-X e à TAC. A descoberta pode vir a permitir tratar o cancro mais cedo e, como resultado, poderá aumentar as chances de o curar.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.