sicnot

Perfil

Desporto

Benfica, FC Porto, Sporting e Braga conhecem adversários nas competições europeias

O Benfica, o único sobrevivente português na Liga dos Campeões, conhece hoje a sua 'sorte' nos oitavos de final, num cenário em que é um 'outsider' entre os 'gigantes' do futebol europeu.

O segundo lugar no grupo C, atrás do Atlético Madrid, deixou a equipa de Rui Vitória à mercê de adversários como o campeão europeu FC Barcelona, e os antecessores Bayern Munique ou Real Madrid, de Cristiano Ronaldo e Pepe.

Com exceção ao Atlético Madrid, o Benfica poderá ainda calhar com Wolfsburgo (de Vieirinha), Chelsea (de José Mourinho), Manchester City ou Zenit (de André Villas-Boas, Neto e Danny), numa eliminatória em que jogará primeiro em casa.

No sorteio, com início marcado para as 11:00 (de Lisboa), já se sabe que os 'cabeças de série' jogarão fora na primeira mão, a 16/17 ou 23/24 de fevereiro, disputando depois em casa a segunda mão a 8/9 ou 15/16 de março.

Na Liga Europa, o FC Porto, 'relegado' da Liga dos Campeões, e o Sporting de Braga, vencedor do seu grupo, entram no pote dos favoritos, enquanto o Sporting estará no outro grupo, sem ser cabeça de série.

O que faz com que os 'leões' possam vir a encontrar adversários como Manchester United, Bayer Leverkusen e Olympiacos (de Marco Silva) -- vindos da Liga dos Campeões -, ou Liverpool, entre outros, sendo certo que não podem defrontar FC Porto, Braga ou Lokomotiv Moscovo.

O sorteio, que decorrerá a partir das 12:00 (horas de Lisboa), poderá também trazer para os 'favoritos' FC Porto e Sporting de Braga o Borussia Dortmund, Fiorentina ou até mesmo Sevilha, Valência, Galatasaray ou Shakhtar Donetsk, os piores terceiros provenientes da 'Champions'.

Nos regulamentos do sorteio as equipas dos mesmos países não se podem defrontar, nem aquelas que se encontraram na fase de grupos, além de que não poderá haver jogos entre equipas da Rússia e Ucrânia, segundo decisão do Comité de emergência da UEFA.

Liga dos Campeões (Oitavos de final):

Vencedores dos grupos: Real Madrid (Esp), Wolfsburgo (Ale), Atlético (Esp), Manchester City (Ing), Barcelona (Esp, campeão), Bayern (Ale), Chelsea (Ing) e Zenit (Rus).

Segundos classificados: Paris Saint-Germain (Fra), PSV Eindhoven (Hol), Benfica (POR), Juventus (Ita), Roma (Ita), Arsenal (Ing), Dínamo Kiev (Ucr) e Gent (Bel).

Liga Europa (16 avos de final):

Cabeças de série:

Vencedores dos grupos: Molde (Nor), Liverpool (Ing), Krasnodar (Rus), Nápoles (Ita), Rapid Viena (Aut), Braga (POR), Lazio (Ita), Lokomotiv Moscovo (Rus), Basileia (Sui), Tottenham (Ing), Schalke (Ale) e Athletic (Esp). Melhores terceiros classificados da LC: FC Porto (POR), Olympiacos (Gre), Manchester United (Ing) e Bayer Leverkusen (Ale).

Não cabeças de série:

Segundos classificados: Fenerbahçe (Tur), Sion (Sui), Borussia Dortmund (Ale), Midtjylland (Din), Villarreal (Esp), Marselha (Fra), St-Étienne (Fra), Sporting (POR), Fiorentina (Ita), Anderlecht (Bel), Sparta Praga (Che) e Augsburgo (Ale). Piores terceiros classificados da LC: Sevilha (Esp, detentor do troféu), Valência (Esp), Galatasaray (Tur) e Shakhtar Donetsk (Ucr).

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.