sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro e Fernando Pimenta atletas do ano para o Comité Olímpico

A judoca Telma Monteiro e o canoísta Fernando Pimenta foram hoje distinguidos com o prémio de atletas do ano para o Comité Olímpico de Portugal (COP), na cerimónia do 106.º aniversário do organismo, em Lisboa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Telma Monteiro, de 29 anos, conquistou o título de campeã europeia na categoria de -57kg, em 2015, quando a atleta do Benfica chegou a ocupar o primeiro lugar do 'ranking' mundial.

Também no presente ano, Fernando Pimenta, do Clube Naútico de Ponte de Lima e de 26 anos, foi vice-campeão europeu em K4 1.000 metros e conquistou as medalhas de bronze nos Campeonatos do Mundo e da Europa, em K1 1.000 metros, além das medalhas de prata nos Jogos Europeus, em Baku, na mesma prova e em K1 5.000 metros.

O prémio de ordem olímpica pela carreira desportiva foi atribuído a Fernanda Ribeiro, campeã olímpica em Atlanta1996 e medalha de bronze em Sydney2000 nos 10.000 metros. Nesta mesma distância, a antiga atleta conquistou ainda o título mundial de 1995 e europeu de 1994, além dos títulos continentais de pista coberta em 3.000 metros em 1994 e 1996.

A atleta do Benfica Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica no triatlo em Pequim2008, recebeu a medalha de mérito, atribuída ao desportista com relevante serviços prestados ao olimpismo.

Depois de uma carreira bem-sucedida no triatlo, vencendo o título mundial de 2007 e cinco vezes o título europeu, a atleta natural de Perosinho alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio2016 na sua estreia na maratona, em Valência, a 15 de novembro.

A triatleta Melanie Santos, de 20 anos, venceu o prémio juventude, após ter conquistado as medalhas de bronze nos Mundiais e Europeus de sub-23.

O troféu Comité Olímpico Internacional 2015 para desporto e inovação foi entregue à empresa construtora de kayaks Nelo.

Lista dos premiados:

- Prémio Juventude: Melanie Santos (triatlo).

- Medalha de Mérito: Vanessa Fernandes (triatlo).

- Medalha Olímpica para atleta feminina do ano: Telma Monteiro (judo).

- Medalha Olímpica para atleta masculino do ano: Fernando Pimenta (canoagem).

- Ordem Olímpica: Fernanda Ribeiro (atletismo).

- Troféu COI 2015 Desporto e Inovação: Nelo.

Lusa

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16
  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC