sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro e Fernando Pimenta atletas do ano para o Comité Olímpico

A judoca Telma Monteiro e o canoísta Fernando Pimenta foram hoje distinguidos com o prémio de atletas do ano para o Comité Olímpico de Portugal (COP), na cerimónia do 106.º aniversário do organismo, em Lisboa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Telma Monteiro, de 29 anos, conquistou o título de campeã europeia na categoria de -57kg, em 2015, quando a atleta do Benfica chegou a ocupar o primeiro lugar do 'ranking' mundial.

Também no presente ano, Fernando Pimenta, do Clube Naútico de Ponte de Lima e de 26 anos, foi vice-campeão europeu em K4 1.000 metros e conquistou as medalhas de bronze nos Campeonatos do Mundo e da Europa, em K1 1.000 metros, além das medalhas de prata nos Jogos Europeus, em Baku, na mesma prova e em K1 5.000 metros.

O prémio de ordem olímpica pela carreira desportiva foi atribuído a Fernanda Ribeiro, campeã olímpica em Atlanta1996 e medalha de bronze em Sydney2000 nos 10.000 metros. Nesta mesma distância, a antiga atleta conquistou ainda o título mundial de 1995 e europeu de 1994, além dos títulos continentais de pista coberta em 3.000 metros em 1994 e 1996.

A atleta do Benfica Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica no triatlo em Pequim2008, recebeu a medalha de mérito, atribuída ao desportista com relevante serviços prestados ao olimpismo.

Depois de uma carreira bem-sucedida no triatlo, vencendo o título mundial de 2007 e cinco vezes o título europeu, a atleta natural de Perosinho alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio2016 na sua estreia na maratona, em Valência, a 15 de novembro.

A triatleta Melanie Santos, de 20 anos, venceu o prémio juventude, após ter conquistado as medalhas de bronze nos Mundiais e Europeus de sub-23.

O troféu Comité Olímpico Internacional 2015 para desporto e inovação foi entregue à empresa construtora de kayaks Nelo.

Lista dos premiados:

- Prémio Juventude: Melanie Santos (triatlo).

- Medalha de Mérito: Vanessa Fernandes (triatlo).

- Medalha Olímpica para atleta feminina do ano: Telma Monteiro (judo).

- Medalha Olímpica para atleta masculino do ano: Fernando Pimenta (canoagem).

- Ordem Olímpica: Fernanda Ribeiro (atletismo).

- Troféu COI 2015 Desporto e Inovação: Nelo.

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.