sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro e Fernando Pimenta atletas do ano para o Comité Olímpico

A judoca Telma Monteiro e o canoísta Fernando Pimenta foram hoje distinguidos com o prémio de atletas do ano para o Comité Olímpico de Portugal (COP), na cerimónia do 106.º aniversário do organismo, em Lisboa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Telma Monteiro, de 29 anos, conquistou o título de campeã europeia na categoria de -57kg, em 2015, quando a atleta do Benfica chegou a ocupar o primeiro lugar do 'ranking' mundial.

Também no presente ano, Fernando Pimenta, do Clube Naútico de Ponte de Lima e de 26 anos, foi vice-campeão europeu em K4 1.000 metros e conquistou as medalhas de bronze nos Campeonatos do Mundo e da Europa, em K1 1.000 metros, além das medalhas de prata nos Jogos Europeus, em Baku, na mesma prova e em K1 5.000 metros.

O prémio de ordem olímpica pela carreira desportiva foi atribuído a Fernanda Ribeiro, campeã olímpica em Atlanta1996 e medalha de bronze em Sydney2000 nos 10.000 metros. Nesta mesma distância, a antiga atleta conquistou ainda o título mundial de 1995 e europeu de 1994, além dos títulos continentais de pista coberta em 3.000 metros em 1994 e 1996.

A atleta do Benfica Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica no triatlo em Pequim2008, recebeu a medalha de mérito, atribuída ao desportista com relevante serviços prestados ao olimpismo.

Depois de uma carreira bem-sucedida no triatlo, vencendo o título mundial de 2007 e cinco vezes o título europeu, a atleta natural de Perosinho alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio2016 na sua estreia na maratona, em Valência, a 15 de novembro.

A triatleta Melanie Santos, de 20 anos, venceu o prémio juventude, após ter conquistado as medalhas de bronze nos Mundiais e Europeus de sub-23.

O troféu Comité Olímpico Internacional 2015 para desporto e inovação foi entregue à empresa construtora de kayaks Nelo.

Lista dos premiados:

- Prémio Juventude: Melanie Santos (triatlo).

- Medalha de Mérito: Vanessa Fernandes (triatlo).

- Medalha Olímpica para atleta feminina do ano: Telma Monteiro (judo).

- Medalha Olímpica para atleta masculino do ano: Fernando Pimenta (canoagem).

- Ordem Olímpica: Fernanda Ribeiro (atletismo).

- Troféu COI 2015 Desporto e Inovação: Nelo.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.