sicnot

Perfil

Desporto

Telma Monteiro e Fernando Pimenta atletas do ano para o Comité Olímpico

A judoca Telma Monteiro e o canoísta Fernando Pimenta foram hoje distinguidos com o prémio de atletas do ano para o Comité Olímpico de Portugal (COP), na cerimónia do 106.º aniversário do organismo, em Lisboa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Telma Monteiro, de 29 anos, conquistou o título de campeã europeia na categoria de -57kg, em 2015, quando a atleta do Benfica chegou a ocupar o primeiro lugar do 'ranking' mundial.

Também no presente ano, Fernando Pimenta, do Clube Naútico de Ponte de Lima e de 26 anos, foi vice-campeão europeu em K4 1.000 metros e conquistou as medalhas de bronze nos Campeonatos do Mundo e da Europa, em K1 1.000 metros, além das medalhas de prata nos Jogos Europeus, em Baku, na mesma prova e em K1 5.000 metros.

O prémio de ordem olímpica pela carreira desportiva foi atribuído a Fernanda Ribeiro, campeã olímpica em Atlanta1996 e medalha de bronze em Sydney2000 nos 10.000 metros. Nesta mesma distância, a antiga atleta conquistou ainda o título mundial de 1995 e europeu de 1994, além dos títulos continentais de pista coberta em 3.000 metros em 1994 e 1996.

A atleta do Benfica Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica no triatlo em Pequim2008, recebeu a medalha de mérito, atribuída ao desportista com relevante serviços prestados ao olimpismo.

Depois de uma carreira bem-sucedida no triatlo, vencendo o título mundial de 2007 e cinco vezes o título europeu, a atleta natural de Perosinho alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio2016 na sua estreia na maratona, em Valência, a 15 de novembro.

A triatleta Melanie Santos, de 20 anos, venceu o prémio juventude, após ter conquistado as medalhas de bronze nos Mundiais e Europeus de sub-23.

O troféu Comité Olímpico Internacional 2015 para desporto e inovação foi entregue à empresa construtora de kayaks Nelo.

Lista dos premiados:

- Prémio Juventude: Melanie Santos (triatlo).

- Medalha de Mérito: Vanessa Fernandes (triatlo).

- Medalha Olímpica para atleta feminina do ano: Telma Monteiro (judo).

- Medalha Olímpica para atleta masculino do ano: Fernando Pimenta (canoagem).

- Ordem Olímpica: Fernanda Ribeiro (atletismo).

- Troféu COI 2015 Desporto e Inovação: Nelo.

Lusa

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".