sicnot

Perfil

Desporto

Figo diz que a investigação a Platini não afeta candidatura de Infantino à FIFA

O antigo internacional português Luís Figo considerou hoje que a investigação a Michel Platini não afetará a candidatura de Infantino à FIFA, numa entrevista à agência EFE na qual admite a hipótese de liderar um organismo do futebol luso.

"Um dia bom para FIFA e para o futebol. A mudança está finalmente a chegar. Como disse na minha declaração de sexta-feira: o dia podia tardar, mas chegaria. Ele aí está", declarou o antigo futebolista, que se candidatou às mais recentes eleições da FIFA, acabando por retirar-se a poucos dias do congresso eleitoral.

"Um dia bom para FIFA e para o futebol. A mudança está finalmente a chegar. Como disse na minha declaração de sexta-feira: o dia podia tardar, mas chegaria. Ele aí está", declarou o antigo futebolista, que se candidatou às mais recentes eleições da FIFA, acabando por retirar-se a poucos dias do congresso eleitoral.

© Leonhard Foeger / Reuters

"Não vejo como [a investigação a Platini] possa afetar a candidatura de Gianni Infantino. Toda a gente conhece o seu trabalho e o rigor. Ele vive do seu trabalho e tem vindo a desempenhar de forma brilhante todas as funções que tem ocupado", referiu Luís Figo.

O antigo futebolista explica porque decidiu apoiar a candidatura de Infantino, secretário-geral da UEFA, à FIFA: "É um homem apaixonado pelo futebol. Centrará as suas ações no futebol e não em manobras de bastidores, que têm como objetivo perpetuar quem está no poder".

Na entrevista à agência noticiosa espanhola, Luís Figo afirmou que não ponderou uma nova candidatura à FIFA por ter percebido que "sem os devidos apoios é muito difícil conseguir os objetivos".

Confrontado com a pergunta se gostaria de ocupar um cargo diretivo no Sporting, na federação portuguesa ou na liga de clubes, Luís Figo admitiu essas possibilidades e lembrou a sua experiência diretiva.

"Não escondo que ser diretor me atrai mais do que ser treinador. Tenho experiência de gestão tanto nas minhas empresas como na minha fundação. Tenho noções de direção desportiva pelos cargos que desempenhei no Inter [de Milão]. Não fecho a porta a um cargo de dirigente, desde que o projeto seja interessante", disse.

Na entrevista, Luís Figo elogiou José Mourinho, o treinador com o qual terminou a carreira em 2009 no Inter de Milão: "Mourinho é, e será sempre, especial, independentemente do que aconteça esta época. Fez e continuará a fazer história no futebol mundial. Tem um conhecimento incrível do jogo e uma forma notável de transmitir as ideias aos jogadores".

Na entrevista, o antigo internacional português, Bola de Ouro em 2000, aborda ainda as suas passagens pelo FC Barcelona (1995-2000) e Real Madrid (2000-2005) e a polémica transferência da Catalunha para a capital espanhola.

"Parece-me que a direção do FC Barcelona não mostrou o respeito que merecia como jogador importante que era para o clube. Perante esse cenário, aceitei a oferta do Real Madrid (...) Se tivesse ido para outro clube não teria havido tanta polémica, mas fui para o Real e isso levou muitos a atacarem-me sem saberem os motivos", explicou.

Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.