sicnot

Perfil

Desporto

Vicente Moura com prognóstico reservado após sofrer enfarte

O vice-presidente do Sporting Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal, sofreu um enfarte na terça-feira e está hospitalizado, com prognóstico reservado, informou esta quarta-feira o clube.

José Vicente Moura (C), de 78 anos, foi secretário-adjunto do COP entre 1984 e 1988, e eleito vice-presidente no ciclo olímpico que se seguiu, acabando por assumir, entre 1990 e 1993, a presidência do organismo quando Fernando Lima Bello foi designado representante português no Comité Olímpico Internacional. (Arquivo)

José Vicente Moura (C), de 78 anos, foi secretário-adjunto do COP entre 1984 e 1988, e eleito vice-presidente no ciclo olímpico que se seguiu, acabando por assumir, entre 1990 e 1993, a presidência do organismo quando Fernando Lima Bello foi designado representante português no Comité Olímpico Internacional. (Arquivo)

LUSA

"Vem por este meio o Sporting informar que o vice-presidente do clube Vicente Moura sofreu, na madrugada de terça-feira, um enfarte, encontrando-se nesta altura hospitalizado e com prognóstico reservado. Pede-nos a família do nosso vice-presidente que seja, naturalmente, respeitada a privacidade da família, nomeadamente, pela comunicação social", lê-se em comunicado do clube.

O Sporting "deseja ao Comandante Vicente Moura um rápido restabelecimento e um regresso rápido ao convívio com a família e com os sportinguistas", lê-se na nota dos 'leões', prometendo mais detalhes sobre o estado de saúde do dirigente assim que "existam dados novos relevantes".

José Vicente Moura, de 78 anos, foi secretário-adjunto do COP entre 1984 e 1988, e eleito vice-presidente no ciclo olímpico que se seguiu, acabando por assumir, entre 1990 e 1993, a presidência do organismo quando Fernando Lima Bello foi designado representante português no Comité Olímpico Internacional.

O Capitão de Mar e Guerra da Marinha Portuguesa sucedeu, em 1997, a Vasco Lynce na liderança do COP, no qual foi consecutivamente eleito, cumprindo mais quatro mandatos, até 2013.

O antigo praticante de natação, polo aquático, ginástica e basquetebol e também ex-presidente da Federação Portuguesa de Natação, entre 1982 e 1990, chefiou a missão olímpica portuguesa aos Jogos de Los Angeles1984.

Em junho de 2005, foi condecorado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de comenda da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, bem como serviços na expansão da cultura portuguesa, sua história e seus valores.

Depois de ter deixado a presidência do COP, em abril de 2013, Vicente Moura reapareceu no dirigismo desportivo ao integrar a direção do Sporting, presidida por Bruno de Carvalho, como vice-presidente para as modalidades, cargo que desempenha até hoje.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.