sicnot

Perfil

Desporto

Vicente Moura com prognóstico reservado após sofrer enfarte

O vice-presidente do Sporting Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico de Portugal, sofreu um enfarte na terça-feira e está hospitalizado, com prognóstico reservado, informou esta quarta-feira o clube.

José Vicente Moura (C), de 78 anos, foi secretário-adjunto do COP entre 1984 e 1988, e eleito vice-presidente no ciclo olímpico que se seguiu, acabando por assumir, entre 1990 e 1993, a presidência do organismo quando Fernando Lima Bello foi designado representante português no Comité Olímpico Internacional. (Arquivo)

José Vicente Moura (C), de 78 anos, foi secretário-adjunto do COP entre 1984 e 1988, e eleito vice-presidente no ciclo olímpico que se seguiu, acabando por assumir, entre 1990 e 1993, a presidência do organismo quando Fernando Lima Bello foi designado representante português no Comité Olímpico Internacional. (Arquivo)

LUSA

"Vem por este meio o Sporting informar que o vice-presidente do clube Vicente Moura sofreu, na madrugada de terça-feira, um enfarte, encontrando-se nesta altura hospitalizado e com prognóstico reservado. Pede-nos a família do nosso vice-presidente que seja, naturalmente, respeitada a privacidade da família, nomeadamente, pela comunicação social", lê-se em comunicado do clube.

O Sporting "deseja ao Comandante Vicente Moura um rápido restabelecimento e um regresso rápido ao convívio com a família e com os sportinguistas", lê-se na nota dos 'leões', prometendo mais detalhes sobre o estado de saúde do dirigente assim que "existam dados novos relevantes".

José Vicente Moura, de 78 anos, foi secretário-adjunto do COP entre 1984 e 1988, e eleito vice-presidente no ciclo olímpico que se seguiu, acabando por assumir, entre 1990 e 1993, a presidência do organismo quando Fernando Lima Bello foi designado representante português no Comité Olímpico Internacional.

O Capitão de Mar e Guerra da Marinha Portuguesa sucedeu, em 1997, a Vasco Lynce na liderança do COP, no qual foi consecutivamente eleito, cumprindo mais quatro mandatos, até 2013.

O antigo praticante de natação, polo aquático, ginástica e basquetebol e também ex-presidente da Federação Portuguesa de Natação, entre 1982 e 1990, chefiou a missão olímpica portuguesa aos Jogos de Los Angeles1984.

Em junho de 2005, foi condecorado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de comenda da Ordem do Infante D. Henrique, que distingue serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, bem como serviços na expansão da cultura portuguesa, sua história e seus valores.

Depois de ter deixado a presidência do COP, em abril de 2013, Vicente Moura reapareceu no dirigismo desportivo ao integrar a direção do Sporting, presidida por Bruno de Carvalho, como vice-presidente para as modalidades, cargo que desempenha até hoje.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15