sicnot

Perfil

Desporto

Direção da agência russa antidopagem demitiu-se

A direção da Agência russa antidopagem (RUSADA) demitiu-se hoje na sequência do escândalo de doping que afetou o atletismo russo, tendo sido designada uma nova diretora interina.

© Maxim Shemetov / Reuters

"Demitiram-se os quatro dirigentes da RUSADA [incluindo o diretor geral, Ramil Khabriev, e o seu número dois, Nikita Kamaïev]", revelou à AFP uma porta-voz da agência, indicando que Anna Antseliovitch é a nova diretora interina.

A 13 de novembro, a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) tinha suspendido provisoriamente a Rússia por uso generalizado de substâncias proibidas, que um relatório elaborado por uma comissão de inquérito independente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) denunciou ter apoio estatal.

A comissão independente da AMA recomendou a suspensão da federação russa, por práticas de doping, bem como a retirada da acreditação à RUSADA, cujo diretor foi responsável pela destruição de 1.417 amostras consideradas suspeitas de práticas dopantes.

O documento elaborado pela comissão acusava também, entre outras coisas, os serviços secretos russos de intimidação dos responsáveis pela análise de amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos Sochi2014 e recomendava, igualmente, a irradiação de cinco atletas e cinco treinadores.

De acordo com uma nota publicada na página da RUSADA, Ramil Khabriev demitiu-se a 10 de dezembro, dia em que uma equipa de especialistas da AMA começou a trabalhar em Moscovo com o intuito de ajudar a Rússia a reformar as suas práticas antidopagem.

Khabriev, que dirigia, igualmente, o Instituto Nacional de saúde pública, agradeceu aos funcionários da agência pela "cooperação frutuosa" e desejou-lhes paciência.

Os outros três dirigentes apresentaram a demissão antes da do diretor geral.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC