sicnot

Perfil

Desporto

Vicente del Bosque elogia capacidade do novo treinador do Belenenses

O selecionador espanhol de futebol, Vicente del Bosque, afirmou esta quarta-feira que o novo treinador do Belenenses, Julio Velázquez, está "preparado" para este novo desafio e frisou que os 'azuis' fizeram uma "boa aposta".

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Em declarações à agência Lusa, o técnico, de 64 anos, que conduziu a Espanha à conquista do Mundial2010 e do Euro2012, destacou a "paixão" que Velázquez tem pela modalidade, além da experiência acumulada em clubes como Villarreal e Bétis.

"É um treinador jovem, mas já com experiência no futebol, um apaixonado pela modalidade e com uma grande formação. Faz parte de uma vaga de jovens treinadores, que estão preparados e têm experiência", disse Del Bosque.

De resto, o selecionador espanhol não teve dúvidas em afirmar que o Belenenses fez "uma boa aposta".

"Já treinou equipas espanholas e conseguiu sempre bons resultados. Independentemente do estilo de que ele gosta, terá sobretudo de se adaptar aos jogadores que tem no Belenenses. Isso é crucial para a adaptação de um treinador. Tem de adaptar o sistema de jogo às caraterísticas dos jogadores que tem", referiu.

Já o antigo futebolista internacional espanhol Marcos Senna, que foi orientado por Velázquez no Villarreal, considerou, em declarações à agência Lusa, que "o Belenenses não se vai equivocar" com a contratação.

"É uma pessoa excelente, muito humano, sempre próximo dos jogadores. Como profissional é muito exigente, tenta obter o máximo dos jogadores e normalmente consegue", começou por dizer Marcos Senna, que coincidiu com Velázquez na primeira metade da temporada 2012/13, quando o 'submarino amarelo' militava na II Liga espanhola.

O ex-médio, atualmente com 39 anos, referiu que o agora técnico dos 'azuis' consegue "tirar sempre um pouco mais dos jogadores" e que, apesar da juventude, "tem uma personalidade forte" e que "está mais do que preparado" para o novo desafio.

"É um grande treinador. É jovem, mas tem um grande futuro e tem uma forte personalidade, ao nível de [Arsène] Wenger, [Alex] Ferguson ou [José] Mourinho", sublinhou o hispano-brasileiro, que venceu o Euro2008 e o Mundial2010 pela Espanha.

Julio Velázquez, de 34 anos, foi hoje apresentado como novo treinador do Belenenses, um dia depois de Ricardo Sá Pinto ter apresentado a demissão do comando técnico dos azuis, que ocupam o 13.º lugar da I Liga portuguesa, com 13 pontos.

A estreia do técnico espanhol está marcada para a próxima segunda-feira, quando o Belenenses receber o Boavista, no Estádio do Restelo, em jogo da 14.ª jornada.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19