sicnot

Perfil

Desporto

Platini diz que "o verdadeiro jogo" começa no Tribunal Arbitral de Desporto

"O verdadeiro jogo começa agora", considerou em entrevista à AFP Michel Platini, que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da suspensão de oitos anos de todas as atividades ligadas ao futebol ontem decidida pela FIFA.

© Denis Balibouse / Reuters

"Vou lutar contra esta injustiça de tribunal em tribunal", afirmou o presidente suspenso da UEFA em entrevista telefónica à AFP. "Durante este tempo, o meu nome tem sido espezinhado pela imprensa. Aconteça o que acontecer, a minha imagem foi desfeita, fui muito maltratado, puseram-me no mesmo saco que Joseph Blatter".

A justiça interna da FIFA condenou ontem Michel Platini à suspensão por oito anos de todas as atividades ligadas ao futebol por ter recebido um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 do também suspenso presidente da FIFA, Joseph Blatter, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

Esta decisão deita praticamente por terra a intenção de Platini se candidatar no próximo dia 26 de fevereiro à sucessão de Blatter na presidente do organismo máximo do futebol internacional.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça. A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão em tudo semelhante de Joseph Blatter.

"As pessoas da comissão de Ética [da FIFA] estão mais empenhadas numa questão de calendário - para me impedir de me apresentar a tempo à eleição para a presidência da FIFA -- e na maledicência do que na ética. Não são éticas, são patéticas", afirmou Platini.

A acusação interna da FIFA neste processo começou por pedir o afastamento vitalício da antiga estrela francesa de todas as atividades ligadas ao futebol, mas a acusação de corrupção acabou por não se manter, tanto contra Platini como contra Blatter.

"Cheio de sorte. A corrupção não existe neste caso. Mas eu parto do princípio de que a verdade virá ao de cima, que a minha inocência será reconhecida", adiantou Michel Platini.

Também Joseph Blatter anunciou que irá recorrer para o TAS e para os tribunais civis suíços da decisão da comissão de Ética da FIFA.

Platini espera poder recorrer diretamente ao TAS -- o que precisa da autorização da própria FIFA -- de forma a poder concorrer à presidência do organismo nas eleições previstas para o próximo dia 26 de fevereiro.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.