sicnot

Perfil

Desporto

Louis van Gaal desconhece se mantém apoio da direção do Manchester United

O treinador do Manchester United, o holandês Louis van Gaal, disse hoje desconhecer se mantém o apoio da direção do clube, que somou o terceiro desaire consecutivo na Liga inglesa de futebol, no terreno do Stoke City, por 2-0.

© Reuters Staff / Reuters

Depois de ter abandonado a conferência de imprensa de antevisão do encontro, manifestando-se incomodado pela especulação sobre a sua saída e eventual substituição por José Mourinho, Van Gaal ficou numa posição de maior fragilidade ao perder na 18.ª jornada do campeonato, graças aos golos de Bojan Krkic e Marko Arnautovic.

Os 'red devils', que não venceram os últimos cinco jogos para a Liga inglesa, somam quatro derrotas consecutivas em todas as competições, algo que não ocorria desde 1996, e seguem numa série de sete jogos sem vencer, pela primeira vez desde 1989/90.

Questionado sobre se sentia apoio da direção do clube e dos proprietários, a família Glazer, Van Gaal, em declarações à Sky Sports, após a quarta derrota, que "há que esperar para ver", sem se indicar como o treinador certo para dar a volta à situação.

"É mais difícil, porque eu também sou responsável pelos quatro jogos que perdemos. Por isso, as pessoas olham para mim, tenho de lidar com isso, mas o mais importante é que os jogadores têm de lidar com isso, porque são eles que têm de jogar", rematou o técnico, de 64 anos.

Van Gaal admitiu a necessidade de vencer no terreno do Stoke City, justificando a derrota com "a pressão" exercida sobre a sua equipa e com o vento sentido no recinto, que inibiu os jogadores dos 'red devils'.

"O clube não tem de me despedir, por vezes faço-o por mim", frisou o treinador holandês, explicando que, na terça-feira, deixou a conferência de imprensa porque a comunicação social escreveu algo que não se passava no clube: "Não perceberam a minha mensagem, que era de que os 'media' estavam a escrever algo que não estava em conformidade com o que ocorria no Manchester United. Essa era a minha mensagem, não porque estivesse magoado, porque estou habituado a isso".

Os 'red devils' não vencem desde 21 de novembro, quando visitaram o Watford (2-1), e permanecem no quinto lugar, com os mesmos 29 pontos de Tottenham, Crystal Palace e mais um do que a formação comandada pelo espanhol Quique Flores, todos com menos um jogo.

Nos últimos dias, a comunicação social britânica tem dado conta de que está iminente o despedimento do treinador do Manchester United, o holandês Louis van Gaal, que está a meio do seu contrato de três épocas.

Na segunda-feira, os 'red devils' recebem o campeão Chelsea, em Old Trafford, a 28 de dezembro.

O futuro de Van Gaal no Manchester United tem sido posto em causa desde a eliminação na 'Champions' e a especulação ganhou uma maior dimensão desde 17 de dezembro último, quando Mourinho deixou o comando técnico do Chelsea.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC