sicnot

Perfil

Desporto

FC Barcelona bate recorde de número de golos num ano civil

O FC Barcelona goleou hoje em casa o Bétis por 4-0, para a liga espanhola de futebol, juntando mais um recorde ao seu palmarés, o de golos apontados num ano civil, já que fecha 2015 com 180 golos.

MARTA PEREZ

A marca bate por dois golos o anterior máximo, do rival Real Madrid, conseguido em 2014, com o 'Barça' a elevar a série de jogos sem perder para 17, no dia em que o argentino Lionel Messi fez o 500.º jogo pelo seu clube.

Depois de dois 'soluços' nas duas últimas jornadas, com empates, o FC Barcelona regressou, nesta 17.ª jornada do campeonato espanhol, às vitórias conclusivas, apesar da goleada ter começada de forma polémica e inglória para o Bétis.

Aos 29 minutos, depois de uma alegada carga do guarda-redes sevilhano sobre Messi, Neymar falhou a grande penalidade, mas na recarga de Rakitic o alemão Westermann acabou por fazer autogolo.

As barreiras do Bétis ruiram por completo aos 33 minutos, com o 2-0 de Lionel Messi, então a igualar a marca histórica que o 'Barça' procurava bater.

Havia sensivelmente uma hora de jogo para chegar ao recorde e, entre alguns falhanços, o uruguaio Luis Suárez sobressaiu, bisando aos 46 e 83 minutos, o que lhe dá a liderança na tabela de marcadores.

Quando ainda tem um jogo para acertar no calendário, fruto da sua participação no Mundial de Clubes, o FC Barcelona continua na frente do campeonato, com 38 pontos, tantos quantos tem o Atlético de Madrid, que só se impôs nos últimos minutos ao Rayo Vallecano.

Com 36 pontos e ainda a pensar na reconquista do campeonato segue o Real Madrid, hoje vencedor da Real Sociedad por 3-1, com Cristiano Ronaldo a bisar na partida.

Em Vallecas, foi preciso esperar pelo minuto 88 para o marcador funcionar, através do argentino Correa. Aos 90, o francês Griezmann executou um belo 'chapéu' ao guarda-redes e fechou com o 2-0.

Com os seus dois golos de hoje, Cristiano Ronaldo igualou Neymar, do FC Barcelona, na lista de marcadores, com 14 golos. O topo da corrida para o troféu Pichichi está próximo, já que melhor, esta época, só Suárez, com 15 golos.

Cristiano Ronaldo não foi o único português a marcar hoje, já que o tento da Real Sociedad, de belo efeito, foi de Bruma e Duda marcou o golo solitário da vitória do Málaga no campo do Levante.

Lusa

  • O negócio dos direitos televisivos no futebol
    3:19

    Desporto

    Os milhões dos direitos de televisivos do FC Porto e do Benfica são valores baixos quando comparados com os das principais ligas europeias. Só a transmissão dos jogos ingleses, italianos, franceses e alemães valem mais de três mil milhões de euros por ano. Por exemplo, o Barcelona cobra anualmente 160 milhões de euros e o Real Madrid quase 157 milhões bem acima dos contratos celebrados este mês pelas operadoras NOS e MEO.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.