sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto com mais dois triunfos em vésperas do clássico 222 entre leões e dragões

O FC Porto comanda com mais dois triunfos o histórico dos confrontos com o Sporting, em vésperas do 222º duelo, que se disputa no sábado, a contar para a 15.ª jornada da I Liga de futebol.

© Hugo Correia / Reuters

Em 221 jogos, a contar para o campeonato, Taça de Portugal, Campeonato de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, os 'dragões' somam 80 vitórias, contra 78 dos 'leões', que lideram em termos de golos, com mais 20 (319 contra 299), isto num clássico que regista ainda 63 igualdades.

Num confronto que se jogou pela primeira vez na longínqua temporada de 1920/21, os 'azuis e brancos' ascenderam ao comando do histórico já na segunda década do século XXI.

Desde 2010/11, realizaram-se 12 jogos e o FC Porto venceu cinco, todos no Estádio do Dragão, e apenas perdeu dois (1-0, na I Liga 2013/14, em Alvalade, e 3-1, na Taça de Portugal da época passada, no Porto), tendo ainda logrado cinco empates em Lisboa.

A supremacia dos portistas no clássico com os lisboetas já vem, no entanto, de há mais tempo, assentando, sobretudo, nos resultados conseguidos desde 1980/81.

No final dos anos 70 do século transato, o Sporting liderava de forma clara, com vantagem de 19 vitórias e 52 golos: depois disso, o FC Porto somou mais 21 triunfos (42-21) e marcou mais 31 tentos (109-78).

Em relação aos jogos realizados em casa, os 'leões' venceram mais de metade (52 de 102), com 192 golos marcados e 103 sofridos. O FC Porto ganhou 20 vezes e registaram-se ainda 30 empates.

No que respeita às diversas competições, os 'dragões' lideram na principal, o campeonato nacional, com mais seis triunfos (63 contra 56), em 162 jogos, com os 'leões' a comandarem, porém, nos golos (234 contra 228).

Na Taça de Portugal, os 'azuis e brancos' são líderes em toda a linha, pois contam mais vitórias (13 contra 12) e também mais golos (53-50).

Quanto às outras provas, o Sporting está por cima no extinto Campeonato de Portugal, com mais um triunfo e sete golos, e invicto na Supertaça (quatro vitórias e quatro empates, com 10-3 nos golos) e na Taça da Liga (um triunfo e uma igualdade, com 4-1).

Sporting e FC Porto disputam o primeiro clássico de 2016, no sábado, a partir das 20:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC