sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto com mais dois triunfos em vésperas do clássico 222 entre leões e dragões

O FC Porto comanda com mais dois triunfos o histórico dos confrontos com o Sporting, em vésperas do 222º duelo, que se disputa no sábado, a contar para a 15.ª jornada da I Liga de futebol.

© Hugo Correia / Reuters

Em 221 jogos, a contar para o campeonato, Taça de Portugal, Campeonato de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, os 'dragões' somam 80 vitórias, contra 78 dos 'leões', que lideram em termos de golos, com mais 20 (319 contra 299), isto num clássico que regista ainda 63 igualdades.

Num confronto que se jogou pela primeira vez na longínqua temporada de 1920/21, os 'azuis e brancos' ascenderam ao comando do histórico já na segunda década do século XXI.

Desde 2010/11, realizaram-se 12 jogos e o FC Porto venceu cinco, todos no Estádio do Dragão, e apenas perdeu dois (1-0, na I Liga 2013/14, em Alvalade, e 3-1, na Taça de Portugal da época passada, no Porto), tendo ainda logrado cinco empates em Lisboa.

A supremacia dos portistas no clássico com os lisboetas já vem, no entanto, de há mais tempo, assentando, sobretudo, nos resultados conseguidos desde 1980/81.

No final dos anos 70 do século transato, o Sporting liderava de forma clara, com vantagem de 19 vitórias e 52 golos: depois disso, o FC Porto somou mais 21 triunfos (42-21) e marcou mais 31 tentos (109-78).

Em relação aos jogos realizados em casa, os 'leões' venceram mais de metade (52 de 102), com 192 golos marcados e 103 sofridos. O FC Porto ganhou 20 vezes e registaram-se ainda 30 empates.

No que respeita às diversas competições, os 'dragões' lideram na principal, o campeonato nacional, com mais seis triunfos (63 contra 56), em 162 jogos, com os 'leões' a comandarem, porém, nos golos (234 contra 228).

Na Taça de Portugal, os 'azuis e brancos' são líderes em toda a linha, pois contam mais vitórias (13 contra 12) e também mais golos (53-50).

Quanto às outras provas, o Sporting está por cima no extinto Campeonato de Portugal, com mais um triunfo e sete golos, e invicto na Supertaça (quatro vitórias e quatro empates, com 10-3 nos golos) e na Taça da Liga (um triunfo e uma igualdade, com 4-1).

Sporting e FC Porto disputam o primeiro clássico de 2016, no sábado, a partir das 20:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Lusa

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.