sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto com mais dois triunfos em vésperas do clássico 222 entre leões e dragões

O FC Porto comanda com mais dois triunfos o histórico dos confrontos com o Sporting, em vésperas do 222º duelo, que se disputa no sábado, a contar para a 15.ª jornada da I Liga de futebol.

© Hugo Correia / Reuters

Em 221 jogos, a contar para o campeonato, Taça de Portugal, Campeonato de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, os 'dragões' somam 80 vitórias, contra 78 dos 'leões', que lideram em termos de golos, com mais 20 (319 contra 299), isto num clássico que regista ainda 63 igualdades.

Num confronto que se jogou pela primeira vez na longínqua temporada de 1920/21, os 'azuis e brancos' ascenderam ao comando do histórico já na segunda década do século XXI.

Desde 2010/11, realizaram-se 12 jogos e o FC Porto venceu cinco, todos no Estádio do Dragão, e apenas perdeu dois (1-0, na I Liga 2013/14, em Alvalade, e 3-1, na Taça de Portugal da época passada, no Porto), tendo ainda logrado cinco empates em Lisboa.

A supremacia dos portistas no clássico com os lisboetas já vem, no entanto, de há mais tempo, assentando, sobretudo, nos resultados conseguidos desde 1980/81.

No final dos anos 70 do século transato, o Sporting liderava de forma clara, com vantagem de 19 vitórias e 52 golos: depois disso, o FC Porto somou mais 21 triunfos (42-21) e marcou mais 31 tentos (109-78).

Em relação aos jogos realizados em casa, os 'leões' venceram mais de metade (52 de 102), com 192 golos marcados e 103 sofridos. O FC Porto ganhou 20 vezes e registaram-se ainda 30 empates.

No que respeita às diversas competições, os 'dragões' lideram na principal, o campeonato nacional, com mais seis triunfos (63 contra 56), em 162 jogos, com os 'leões' a comandarem, porém, nos golos (234 contra 228).

Na Taça de Portugal, os 'azuis e brancos' são líderes em toda a linha, pois contam mais vitórias (13 contra 12) e também mais golos (53-50).

Quanto às outras provas, o Sporting está por cima no extinto Campeonato de Portugal, com mais um triunfo e sete golos, e invicto na Supertaça (quatro vitórias e quatro empates, com 10-3 nos golos) e na Taça da Liga (um triunfo e uma igualdade, com 4-1).

Sporting e FC Porto disputam o primeiro clássico de 2016, no sábado, a partir das 20:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.