sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto e Sporting lutam pela liderança da Liga no "clássico" de Alvalade

O FC Porto e o Sporting discutem hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, no 'clássico' da 15.ª jornada que leva os 'dragões' ao Estádio José Alvalade para defender o comando.

Será a segunda vez na sua carreira que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses.

Será a segunda vez na sua carreira que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses.

© Valentin Flauraud / Reuters

As duas equipas chegam a este encontro separadas por um ponto, o FC Porto depois de uma derrota em casa com o Marítimo derrota em casa com o Marítimo, para a Taça da Liga (3-1), e o Sporting após um triunfo caseiro sobre o Paços de Ferreira (3-1), na mesma competição.

O técnico espanhol Julen Lopetegui, contestado por alguns adeptos, chamou 'meia equipa' que tinha sido poupada frente ao Marítimo, mas o médio francês Imbula foi 'riscado' da lista de convocados para Alvalade, onde o FC Porto tenta conservar a invencibilidade no campeonato num campo onde o Sporting apenas concedeu um ponto.

Já o Sporting, cujos convocados serão conhecidos somente hoje, mantém dúvidas sobre a utilização do médio William Carvalho e o avançado costa-riquenho Bryan Ruiz, dois dos jogadores mais influentes da equipa de Jorge Jesus. Os 'leões' tentam retomar as vitórias na Liga e a liderança, depois de terem sofrido a sua primeira derrota no campeonato, no terreno do União da Madeira (1-0).

Antes desta partida, marcada para as 20:45, o Benfica, terceiro classificado, a cinco pontos do FC Porto e a quatro do Sporting, visita o Vitória de Guimarães, no regresso do treinador Rui Vitória à 'casa' onde passou os últimos quatro anos.

No provável retorno de Gaitán à competição, os 'encarnados' poderão capitalizar um resultado favorável em Alvalade, mas em caso de derrota correm o risco de ficar a sete ou oito pontos da liderança, enquanto o Vitória de Guimarães, nono, com 19 pontos, está a dois da zona de acesso à Liga Europa e procura dar continuidade ao processo de recuperação.

A jornada da I Liga disputa-se quase toda no sábado, já que a meio da semana o calendário avança mais uma ronda, e do programa consta também um Vitória de Setúbal-Sporting de Braga. Os sadinos são quintos, com 21 pontos, e os 'arsenalistas' quartos, com 25, sendo claramente as duas equipas que melhor futebol estão a jogar, depois do trio da frente.

Na luta pela fuga à despromoção, as equipas situadas entre o 14.º e o 17.º jogam entre elas. O Boavista (16.º, 10 pontos) recebe o Moreirense (14.º, 14) e a Académica (17.ª, 10 pontos) o União da Madeira (15.º, 14 pontos). Em caso de vitórias caseiras, o último da tabela, o Tondela (cinco pontos), pode ficar praticamente sentenciado, sobretudo se perder no domingo com o Rio Ave (7.º).

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.