sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto e Sporting lutam pela liderança da Liga no "clássico" de Alvalade

O FC Porto e o Sporting discutem hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, no 'clássico' da 15.ª jornada que leva os 'dragões' ao Estádio José Alvalade para defender o comando.

Será a segunda vez na sua carreira que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses.

Será a segunda vez na sua carreira que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses.

© Valentin Flauraud / Reuters

As duas equipas chegam a este encontro separadas por um ponto, o FC Porto depois de uma derrota em casa com o Marítimo derrota em casa com o Marítimo, para a Taça da Liga (3-1), e o Sporting após um triunfo caseiro sobre o Paços de Ferreira (3-1), na mesma competição.

O técnico espanhol Julen Lopetegui, contestado por alguns adeptos, chamou 'meia equipa' que tinha sido poupada frente ao Marítimo, mas o médio francês Imbula foi 'riscado' da lista de convocados para Alvalade, onde o FC Porto tenta conservar a invencibilidade no campeonato num campo onde o Sporting apenas concedeu um ponto.

Já o Sporting, cujos convocados serão conhecidos somente hoje, mantém dúvidas sobre a utilização do médio William Carvalho e o avançado costa-riquenho Bryan Ruiz, dois dos jogadores mais influentes da equipa de Jorge Jesus. Os 'leões' tentam retomar as vitórias na Liga e a liderança, depois de terem sofrido a sua primeira derrota no campeonato, no terreno do União da Madeira (1-0).

Antes desta partida, marcada para as 20:45, o Benfica, terceiro classificado, a cinco pontos do FC Porto e a quatro do Sporting, visita o Vitória de Guimarães, no regresso do treinador Rui Vitória à 'casa' onde passou os últimos quatro anos.

No provável retorno de Gaitán à competição, os 'encarnados' poderão capitalizar um resultado favorável em Alvalade, mas em caso de derrota correm o risco de ficar a sete ou oito pontos da liderança, enquanto o Vitória de Guimarães, nono, com 19 pontos, está a dois da zona de acesso à Liga Europa e procura dar continuidade ao processo de recuperação.

A jornada da I Liga disputa-se quase toda no sábado, já que a meio da semana o calendário avança mais uma ronda, e do programa consta também um Vitória de Setúbal-Sporting de Braga. Os sadinos são quintos, com 21 pontos, e os 'arsenalistas' quartos, com 25, sendo claramente as duas equipas que melhor futebol estão a jogar, depois do trio da frente.

Na luta pela fuga à despromoção, as equipas situadas entre o 14.º e o 17.º jogam entre elas. O Boavista (16.º, 10 pontos) recebe o Moreirense (14.º, 14) e a Académica (17.ª, 10 pontos) o União da Madeira (15.º, 14 pontos). Em caso de vitórias caseiras, o último da tabela, o Tondela (cinco pontos), pode ficar praticamente sentenciado, sobretudo se perder no domingo com o Rio Ave (7.º).

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Ataques aéreos dos EUA em Mossul podem ter causado a morte de 200 civis
    1:22
  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.