sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto e Sporting lutam pela liderança da Liga no "clássico" de Alvalade

O FC Porto e o Sporting discutem hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, no 'clássico' da 15.ª jornada que leva os 'dragões' ao Estádio José Alvalade para defender o comando.

Será a segunda vez na sua carreira que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses.

Será a segunda vez na sua carreira que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses.

© Valentin Flauraud / Reuters

As duas equipas chegam a este encontro separadas por um ponto, o FC Porto depois de uma derrota em casa com o Marítimo derrota em casa com o Marítimo, para a Taça da Liga (3-1), e o Sporting após um triunfo caseiro sobre o Paços de Ferreira (3-1), na mesma competição.

O técnico espanhol Julen Lopetegui, contestado por alguns adeptos, chamou 'meia equipa' que tinha sido poupada frente ao Marítimo, mas o médio francês Imbula foi 'riscado' da lista de convocados para Alvalade, onde o FC Porto tenta conservar a invencibilidade no campeonato num campo onde o Sporting apenas concedeu um ponto.

Já o Sporting, cujos convocados serão conhecidos somente hoje, mantém dúvidas sobre a utilização do médio William Carvalho e o avançado costa-riquenho Bryan Ruiz, dois dos jogadores mais influentes da equipa de Jorge Jesus. Os 'leões' tentam retomar as vitórias na Liga e a liderança, depois de terem sofrido a sua primeira derrota no campeonato, no terreno do União da Madeira (1-0).

Antes desta partida, marcada para as 20:45, o Benfica, terceiro classificado, a cinco pontos do FC Porto e a quatro do Sporting, visita o Vitória de Guimarães, no regresso do treinador Rui Vitória à 'casa' onde passou os últimos quatro anos.

No provável retorno de Gaitán à competição, os 'encarnados' poderão capitalizar um resultado favorável em Alvalade, mas em caso de derrota correm o risco de ficar a sete ou oito pontos da liderança, enquanto o Vitória de Guimarães, nono, com 19 pontos, está a dois da zona de acesso à Liga Europa e procura dar continuidade ao processo de recuperação.

A jornada da I Liga disputa-se quase toda no sábado, já que a meio da semana o calendário avança mais uma ronda, e do programa consta também um Vitória de Setúbal-Sporting de Braga. Os sadinos são quintos, com 21 pontos, e os 'arsenalistas' quartos, com 25, sendo claramente as duas equipas que melhor futebol estão a jogar, depois do trio da frente.

Na luta pela fuga à despromoção, as equipas situadas entre o 14.º e o 17.º jogam entre elas. O Boavista (16.º, 10 pontos) recebe o Moreirense (14.º, 14) e a Académica (17.ª, 10 pontos) o União da Madeira (15.º, 14 pontos). Em caso de vitórias caseiras, o último da tabela, o Tondela (cinco pontos), pode ficar praticamente sentenciado, sobretudo se perder no domingo com o Rio Ave (7.º).

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22