sicnot

Perfil

Desporto

Primeira etapa do Dakar 2016 anulada devido ao mau tempo

A primeira etapa do Rali Dakar foi hoje adiada devido às más condições meteorológicas na Argentina, que impediram a deslocação do dispositivo de segurança para a região da tirada, anunciou o diretor da prova, Etienne Lavigne.

© Marcos Brindicci / Reuters

Com mais de 600 quilómetros, 227 dos quais de troço cronometrado para as motos e 258 para os carros, a primeira etapa do rali todo-o-terreno previa ligar Rosario a Villa Carlos Paz e as pistas que deveriam ser percorridas hoje pelos pilotos ficaram inundadas pelas tempestades a e fortes chuvas naquela região.

"O Dakar não para quando chove, mas sim quando não se pode garantir o dispositivo de segurança habitua. As condições meteorológicas são muito más. O avião [que assegura as comunicações via rádio] não pode voar, os helicópteros não podem descolar e a situação não vai melhorar", disse Etienne Lavigne, em declarações à AFP.

A partida do troço cronometrado, prevista para as 07:00 locais, foi inicialmente atrasada devido ao mau tempo, que obrigou mesmo o helicóptero da direção a pousar a cerca de 60 quilómetros do local. A organização aguardava uma melhoria das condições ao final da manhã, mas acabou por cancelar a etapa, pelo que a caravana vai ser redirecionada para Córdoba, através de um percurso alternativo de ligação.

A 38.ª edição do mais prestigiado rali todo-o-terreno iniciou-se no sábado, com um prólogo de 11 quilómetros em Buenos Aires, onde o português Ruben Faria (Husqvarna) foi o mais rápido nas motas, a par do espanhol Joan Barreda (Honda). A competição de automóveis foi interrompida devido a um acidente com a piloto chinesa Guo Meiling (Mini), que provocou 10 feridos, dos quais dois em estado grave.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.