sicnot

Perfil

Desporto

Imprensa francesa destaca promoção de Zidane no Real Madrid

A imprensa francesa destaca hoje a 'promoção' do antigo futebolista Zinedine Zidane, "resgatado" na segunda-feira à equipa B do Real Madrid para substituir Rafael Benitez no comando técnico da equipa principal madrilena.

© Juan Medina / Reuters

O diário desportivo L'Equipe coloca o antigo internacional francês na primeira página, com o título "Real", escrevendo que "o melhor jogador francês da história foi agora glorificado no mais prestigiado dos clubes", para substituir um treinador "despedido por resultados insuficientes".

O mesmo jornal acrescenta que este cargo "estava escrito" para Zidane, uma das maiores figuras de sempre da seleção francesa, que representou entre 1994 e 2006, totalizando 108 internacionalizações e 31 golos.

O L'Equipe destaca ainda que Zidane é um "discípulo do jogo ofensivo", o oposto de 'Rafa' Benitez, criticado pelo seu estilo muito mais defensivo.

O Le Parisien também coloca o novo técnico dos merengues em manchete, com o título "O desafio louco de Zizou".

"[Zidane] unca treinou um clube profissional, mas encarregou-se do futuro do Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo", refere o diário, deixando as questões: "Demasiado rápido? Demasiado cedo? Demasiado grande?", para este desafio "tão emocionante como arriscado".

O Le Figaro sublinha que "chegou o tempo de Zidane no Real Madrid", considerando que a promoção do francês "parecia inevitável desde 21 de novembro, quando os merengues foram humilhados no Santiago Bernabeu pelo FC Barcelona por 4-0".

Ao contrário do que parecia acontecer com Benitez, o Le Figaro considera que Zidane "vai contar com o apoio dos jogadores, a começar por Cristiano Ronaldo, não esquecendo o 'capitão' Sergio Ramos e o francês Karim Benzema".

"Por isso, Zidane não colocou os pés num campo minado", entrando na equipa principal numa altura em que o Real Madrid segue no terceiro lugar, a quatro pontos do líder, o Atlético de Madrid, e a dois do segundo, o FC Barcelona: "não é uma situação irremediável".

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".