sicnot

Perfil

Desporto

Museus do Benfica e do FC Porto nomeados para Museu Europeu do Ano

Os museus do Benfica, em Lisboa, e do FC Porto foram incluídos na lista dos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano 2016, revelou esta terça-feira à agência Lusa fonte ligada à organização do galardão.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, os 49 nomeados são de 24 países.

Em 2015, o Rijksmuseum em Amesterdão foi o escolhido para Museu Europeu do Ano, entre 40 instituições concorrentes ao galardão que distingue a excelência e inovação nos museus da Europa.

O vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2016, e outras categorias - como o Kenneth Hudson, em honra do fundador do galardão - vão ser conhecidos numa cerimónia que irá decorrer a 08 e 09 de abril deste ano em Tolosa - San Sebastian, na Espanha.

Entre os 49 finalistas estão também o Museu-Instituto Komitas (Arménia), o Jenevermuseum (Bélgica), Museum de Herzegovina (Bosnia), o Museu dos Correios (Finlândia), o Museu de Bibracte (França), o Museu Ludwigsburg (Alemanha), o Museum Arqueológico de Tegea (Grécia), o Herman Ottó Museum (Hungria), o Museu Nacional Romano (Itália), o Museu Nacional do Liechtenstein, e o Museu de Arte Yaroslavl (Rússia).

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa.

Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos e que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

Em 2014, o Museu Benfica - Cosme Damião, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela APOM.

Lusa

  • Férias no Museu do FC Porto
    1:54

    País

    O museu Futebol Clube do Porto abriu esta semana para mais uma edição do programa de férias para crianças. Nomeado para Museu Europeu do ano é um dos locais mais procurados por adeptos e turistas que visitam a invicta.

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.