sicnot

Perfil

Desporto

Museus do Benfica e do FC Porto nomeados para Museu Europeu do Ano

Os museus do Benfica, em Lisboa, e do FC Porto foram incluídos na lista dos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano 2016, revelou esta terça-feira à agência Lusa fonte ligada à organização do galardão.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, os 49 nomeados são de 24 países.

Em 2015, o Rijksmuseum em Amesterdão foi o escolhido para Museu Europeu do Ano, entre 40 instituições concorrentes ao galardão que distingue a excelência e inovação nos museus da Europa.

O vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2016, e outras categorias - como o Kenneth Hudson, em honra do fundador do galardão - vão ser conhecidos numa cerimónia que irá decorrer a 08 e 09 de abril deste ano em Tolosa - San Sebastian, na Espanha.

Entre os 49 finalistas estão também o Museu-Instituto Komitas (Arménia), o Jenevermuseum (Bélgica), Museum de Herzegovina (Bosnia), o Museu dos Correios (Finlândia), o Museu de Bibracte (França), o Museu Ludwigsburg (Alemanha), o Museum Arqueológico de Tegea (Grécia), o Herman Ottó Museum (Hungria), o Museu Nacional Romano (Itália), o Museu Nacional do Liechtenstein, e o Museu de Arte Yaroslavl (Rússia).

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa.

Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos e que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

Em 2014, o Museu Benfica - Cosme Damião, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela APOM.

Lusa

  • Férias no Museu do FC Porto
    1:54

    País

    O museu Futebol Clube do Porto abriu esta semana para mais uma edição do programa de férias para crianças. Nomeado para Museu Europeu do ano é um dos locais mais procurados por adeptos e turistas que visitam a invicta.

  • Passos começou a fazer oposição

    Bernardo Ferrão

    É inegável a habilidade política de António Costa mas no caso da TSU e do acordo de Concertação Social só cai quem quer. A verdade dos factos é que o primeiro-ministro fechou um acordo sabendo que não o podia cumprir. E agora tenta desviar-nos o olhar para o PSD, como se fosse ele o culpado, quando o problema está na geringonça. Antes de atacar Passos, Costa devia resolver os problemas em casa com o PCP e BE.

    Bernardo Ferrão

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.