sicnot

Perfil

Desporto

Museus do Benfica e do FC Porto nomeados para Museu Europeu do Ano

Os museus do Benfica, em Lisboa, e do FC Porto foram incluídos na lista dos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano 2016, revelou esta terça-feira à agência Lusa fonte ligada à organização do galardão.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, os 49 nomeados são de 24 países.

Em 2015, o Rijksmuseum em Amesterdão foi o escolhido para Museu Europeu do Ano, entre 40 instituições concorrentes ao galardão que distingue a excelência e inovação nos museus da Europa.

O vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2016, e outras categorias - como o Kenneth Hudson, em honra do fundador do galardão - vão ser conhecidos numa cerimónia que irá decorrer a 08 e 09 de abril deste ano em Tolosa - San Sebastian, na Espanha.

Entre os 49 finalistas estão também o Museu-Instituto Komitas (Arménia), o Jenevermuseum (Bélgica), Museum de Herzegovina (Bosnia), o Museu dos Correios (Finlândia), o Museu de Bibracte (França), o Museu Ludwigsburg (Alemanha), o Museum Arqueológico de Tegea (Grécia), o Herman Ottó Museum (Hungria), o Museu Nacional Romano (Itália), o Museu Nacional do Liechtenstein, e o Museu de Arte Yaroslavl (Rússia).

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa.

Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos e que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

Em 2014, o Museu Benfica - Cosme Damião, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela APOM.

Lusa

  • Férias no Museu do FC Porto
    1:54

    País

    O museu Futebol Clube do Porto abriu esta semana para mais uma edição do programa de férias para crianças. Nomeado para Museu Europeu do ano é um dos locais mais procurados por adeptos e turistas que visitam a invicta.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.