sicnot

Perfil

Desporto

Museus do Benfica e do FC Porto nomeados para Museu Europeu do Ano

Os museus do Benfica, em Lisboa, e do FC Porto foram incluídos na lista dos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano 2016, revelou esta terça-feira à agência Lusa fonte ligada à organização do galardão.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, os 49 nomeados são de 24 países.

Em 2015, o Rijksmuseum em Amesterdão foi o escolhido para Museu Europeu do Ano, entre 40 instituições concorrentes ao galardão que distingue a excelência e inovação nos museus da Europa.

O vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2016, e outras categorias - como o Kenneth Hudson, em honra do fundador do galardão - vão ser conhecidos numa cerimónia que irá decorrer a 08 e 09 de abril deste ano em Tolosa - San Sebastian, na Espanha.

Entre os 49 finalistas estão também o Museu-Instituto Komitas (Arménia), o Jenevermuseum (Bélgica), Museum de Herzegovina (Bosnia), o Museu dos Correios (Finlândia), o Museu de Bibracte (França), o Museu Ludwigsburg (Alemanha), o Museum Arqueológico de Tegea (Grécia), o Herman Ottó Museum (Hungria), o Museu Nacional Romano (Itália), o Museu Nacional do Liechtenstein, e o Museu de Arte Yaroslavl (Rússia).

Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa.

Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos e que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

Em 2014, o Museu Benfica - Cosme Damião, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela APOM.

Lusa

  • Férias no Museu do FC Porto
    1:54

    País

    O museu Futebol Clube do Porto abriu esta semana para mais uma edição do programa de férias para crianças. Nomeado para Museu Europeu do ano é um dos locais mais procurados por adeptos e turistas que visitam a invicta.

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.