sicnot

Perfil

Desporto

Michael Boogerd, ciclista retirado desde 2007, suspenso por dois anos por doping

A União Ciclista Internacional (UCI) sancionou Michael Boogerd, retirado desde 2007, com dois anos de inabilitação e apagou os seus resultados desportivos entre 2005 e 2007, na sequência da confissão de uso de doping feita pelo holandês em 2013.

© Reuters Photographer / Reuter

Num comunicado publicado hoje, a UCI esclareceu que a suspensão daquele que até agora era o diretor desportivo da equipa holandesa Team Roompot sanciona as violações antidoping que este comentou na sua carreira e vigorará até 21 de dezembro de 2017.

Em 2013, Michael Boogerd, que durante mais de uma década foi a grande esperança holandesa nas grandes Voltas (foi quinto no Tour de 1998), reconheceu ter-se dopado durante dez anos, mais precisamente entre 1997 e 2007, numa entrevista a uma estação do seu país.

Os dois anos de suspensão significam que o holandês de 43 anos não poderá continuar como diretor desportivo da Team Roompot. A UCI decidiu também apagar os resultados do ex-chefe de fila da Rabobank entre 2005 e 2007, que incluíam o título de campeão nacional em 2006.

Boogerd tornou-se profissional em 1993 e correu até ao final de 2007. Do seu palmarés fazem parte duas etapas da Volta a França, a clássica Amstel Gold Race e uma etapa no Paris-Nice.

As suspeições quanto ao seu envolvimento em casos de doping surgiram pouco depois da sua retirada, mas o ex-corredor negou-as sempre até à sua confissão televisiva em 2013, quando assumiu ter recorrido a EPO, cortisona e transfusões sanguíneas.

"Devido à minha confissão voluntária de 06 de março de 2013, assumo a responsabilidade e aceito as consequências das decisões que tomei no passado", disse Boogerd, em comunicado, defendendo que o seu castigo não foi reduzido por se ter recusado a apontar outros nomes envolvidos em práticas ilícitas.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.