sicnot

Perfil

Desporto

Paulo Gonçalves é o novo líder das motas após penalização a Barreda

O português Paulo Gonçalves (Honda) assumiu hoje a liderança do Rali Dakar entre as motas, beneficiando de uma penalização imposta ao espanhol Joan Barreda, seu companheiro de equipa, que tinha sido o mais rápido do dia.

Numa etapa com partida e chegada em Jujuy, na Argentina, Barreda cumpriu a 'especial' de 429 quilómetros em 4:05.30 horas, ou seja, 1.49 minutos mais rápido do que Paulo Gonçalves, enquanto o também português Ruben Faria (Husqvarna) foi o terceiro, a 4.24, mas o espanhol voltou a ser penalizado por excesso de velocidade, tal como na terça-feira, desta vez em cinco minutos.

A vitória permitia a Barreda voltar à liderança, perdida na véspera para o eslovaco Stefan Svitko (KTM), mas a penalização teve como consequência a cedência do comando a Paulo Gonçalves e a queda para a terceira posição. Quarto à partida, o português lidera com 10:35.17 horas, com 2.17 minutos de vantagem sobre o argentino Kevin Benavides (Honda) e 3.03 em relação ao espanhol.

Antes da quinta etapa, que na quinta-feira liga Jujuy a Uyuni, na Bolívia, com uma secção cronometrada de 327 quilómetros, Ruben Faria ocupa a quinta posição, a 5.24, e Hélder Rodrigues (Yamaha) está em 14.º, a 15.40.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19