sicnot

Perfil

Desporto

Sporting defende liderança no Bonfim, Lopetegui tenta fazer as pazes no FC Porto

O Sporting defende hoje a liderança da I Liga de futebol no terreno do Vitória de Setúbal, numa 16.ª jornada em que o FC Porto, com Julen Lopetegui a ser fortemente contestado, recebe o Rio Ave.

MIGUEL A. LOPES

Os 'dragões' foram desalojados do comando no último sábado pelos 'leões', com uma derrota por 2-0 em Alvalade, sofrendo o primeiro desaire na competição e ficando mais ameaçada pelo bicampeão Benfica, terceiro classificado, que defronta o Marítimo, na Luz.

Com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto e quatro sobre o rival lisboeta, o Sporting enfrenta o quinto classificado da prova ainda sem o colombiano Teo Gutiérrez, mas em princípio já com Bruno César e Marvin Zeegelaar, reforços do 'mercado de inverno'.

No FC Porto, o ambiente é de contestação ao treinador espanhol Julen Lopetegui, que no espaço de um mês foi eliminado da Liga dos Campeões, colocou em risco a continuidade na Taça da Liga, recuperou e perdeu de imediato a liderança da Liga.

Os 'dragões', que não perdiam dois jogos consecutivos há três anos, estão 'obrigados' a vencer na receção ao Rio Ave, que, não obstante o campeonato meritório que está a realizar, ocupando o sétimo posto, venceu apenas um dos sete jogos disputados na condição de visitante e vem de uma derrota em casa com o Tondela, último classificado.

O Benfica procura dar continuidade à recuperação que tem efetuado nas últimas jornadas, na receção ao Marítimo, 10.º classificado, que ganhou apenas um dos 35 encontros que disputou no Estádio da Luz para o campeonato, tendo perdido 30.

Na equipa do bicampeão nacional, o treinador Rui Vitória não vai contar com Gaitán, continuando privado do contributo dos lesionados Luisão, Salvio e Nelson Semedo, mas pode sempre contar com a pontaria do avançado Jonas, melhor marcador da competição, com 13 remates certeiros.

Programa da 16.ª jornada:

- Quarta-feira, 06 jan:

União da Madeira -- Boavista, 15:00.

Arouca -- Estoril-Praia, 16:00.

Tondela -- Paços de Ferreira, 16:00.

Moreirense -- Vitória de Guimarães, 16:15 (Sport TV).

Belenenses -- Nacional, 18:00.

Sporting de Braga -- Académica, 18:15 (Sport TV).

Benfica -- Marítimo, 19:00 (BTV).

FC Porto -- Rio Ave, 20:15 (Sport TV).

Vitória de Setúbal -- Sporting, 20:15 (Sport TV).

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".