sicnot

Perfil

Desporto

Comité de Ética da FIFA abre processo contra Jerome Valcke

O Comité de Ética da FIFA, que na quarta-feira prolongou por mais 45 dias a suspensão de Jérôme Valcke, anunciou hoje que abriu um processo formal contra o antigo secretário-geral daquele organismo.

PATRICK B. KRAEMER

"A câmara decisória do Comitê de Ética abriu um processo formal de contencioso contra Jérôme Valcke, com base no relatório final apresentado pela câmara de investigação", refere hoje a FIFA, em comunicado.

Na mesma nota, o organismo explica que "a câmara decisória estudou cuidadosamente o relatório e decidiu instaurar processos formais de contencioso contra o senhor Valcke".

"Por razões relacionadas com os direitos de privacidade e à presunção de inocência, até prova em contrário, a câmara decisória não vai publicar mais detalhes", concluiu o organismo no comunicado.

Em causa está a alegada violação de várias regras de conduta (artigo 13.º do Código de Ética da FIFA), de lealdade (artigo 15.º), confidencialidade (16.º), dever de revelação, cooperação e informação (18.º), conflito de interesses (19.º), oferecer e receber prendas e outros benefícios (20.º) e obrigação geral de colaboração (43.º).

Na terça-feira, os investigadores do processo interno movido pela FIFA a Valcke solicitaram nove anos de suspensão para o antigo secretário-geral do organismo, arredado das suas funções desde setembro de 2015.

O francês, de 55 anos e suspenso desde 08 de outubro, foi acusado de estar implicado num processo de revenda de bilhetes para o Mundial2014 no 'mercado negro', envolvendo um alegado suborno de Benny Alon (JB Sports Marketing).

Lusa

  • "Tudo o que se está a passar no Sporting tem um único responsável: Bruno de Carvalho"
    7:08
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC

  • Parabéns! Portugal faz hoje 839 anos

    País

    É dia de cantar os parabéns. Portugal celebra esta quarta-feira 839 anos, depois de a 23 de maio de 1179 o Papa Alexandre III ter emitido a bula "Manifestis Probatum" onde reconhece o território como reino independente.

    SIC

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.