sicnot

Perfil

Desporto

Comité de Ética da FIFA abre processo contra Jerome Valcke

O Comité de Ética da FIFA, que na quarta-feira prolongou por mais 45 dias a suspensão de Jérôme Valcke, anunciou hoje que abriu um processo formal contra o antigo secretário-geral daquele organismo.

PATRICK B. KRAEMER

"A câmara decisória do Comitê de Ética abriu um processo formal de contencioso contra Jérôme Valcke, com base no relatório final apresentado pela câmara de investigação", refere hoje a FIFA, em comunicado.

Na mesma nota, o organismo explica que "a câmara decisória estudou cuidadosamente o relatório e decidiu instaurar processos formais de contencioso contra o senhor Valcke".

"Por razões relacionadas com os direitos de privacidade e à presunção de inocência, até prova em contrário, a câmara decisória não vai publicar mais detalhes", concluiu o organismo no comunicado.

Em causa está a alegada violação de várias regras de conduta (artigo 13.º do Código de Ética da FIFA), de lealdade (artigo 15.º), confidencialidade (16.º), dever de revelação, cooperação e informação (18.º), conflito de interesses (19.º), oferecer e receber prendas e outros benefícios (20.º) e obrigação geral de colaboração (43.º).

Na terça-feira, os investigadores do processo interno movido pela FIFA a Valcke solicitaram nove anos de suspensão para o antigo secretário-geral do organismo, arredado das suas funções desde setembro de 2015.

O francês, de 55 anos e suspenso desde 08 de outubro, foi acusado de estar implicado num processo de revenda de bilhetes para o Mundial2014 no 'mercado negro', envolvendo um alegado suborno de Benny Alon (JB Sports Marketing).

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.