sicnot

Perfil

Desporto

Comité de Ética da FIFA abre processo contra Jerome Valcke

O Comité de Ética da FIFA, que na quarta-feira prolongou por mais 45 dias a suspensão de Jérôme Valcke, anunciou hoje que abriu um processo formal contra o antigo secretário-geral daquele organismo.

PATRICK B. KRAEMER

"A câmara decisória do Comitê de Ética abriu um processo formal de contencioso contra Jérôme Valcke, com base no relatório final apresentado pela câmara de investigação", refere hoje a FIFA, em comunicado.

Na mesma nota, o organismo explica que "a câmara decisória estudou cuidadosamente o relatório e decidiu instaurar processos formais de contencioso contra o senhor Valcke".

"Por razões relacionadas com os direitos de privacidade e à presunção de inocência, até prova em contrário, a câmara decisória não vai publicar mais detalhes", concluiu o organismo no comunicado.

Em causa está a alegada violação de várias regras de conduta (artigo 13.º do Código de Ética da FIFA), de lealdade (artigo 15.º), confidencialidade (16.º), dever de revelação, cooperação e informação (18.º), conflito de interesses (19.º), oferecer e receber prendas e outros benefícios (20.º) e obrigação geral de colaboração (43.º).

Na terça-feira, os investigadores do processo interno movido pela FIFA a Valcke solicitaram nove anos de suspensão para o antigo secretário-geral do organismo, arredado das suas funções desde setembro de 2015.

O francês, de 55 anos e suspenso desde 08 de outubro, foi acusado de estar implicado num processo de revenda de bilhetes para o Mundial2014 no 'mercado negro', envolvendo um alegado suborno de Benny Alon (JB Sports Marketing).

Lusa

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19