sicnot

Perfil

Desporto

Uruguai e Argentina querem organizar Mundial de 2030

Uruguai e Argentina vão apresentar uma candidatura conjunta à organização do Campeonato do Mundo de 2030 de futebol, para marcar os 100 anos do primeiro Mundial, que decorreu em solo uruguaio, anunciaram hoje os presidentes dos dois países.

© Ricardo Moraes / Reuters

"Decidimos que não há melhor oportunidade para nos comprometermos a organizar esta competição do que em 2030, quando se assinala uma data tão importante como 100 anos desde o primeiro Campeonato do Mundo. A sede desse Mundial tem que ser aqui", afirmou o presidente argentino, Maurício Macri, numa declaração realizada em Colonia, no sul do Uruguai.

Com o presidente do Uruguai, Tabaré Vasquez, ao seu lado, Macri assumiu que ainda "faltam muitos anos" para esse Campeonato do Mundo e explicou que a decisão foi tomada agora para "que tudo seja perfeito e corra pelo melhor".

"No passado, na nossa história, por termos que improvisar e por não estarmos preparados para certas situações, passámos por alguns problemas. Queremos preparar tudo da melhor forma e quanto mais cedo começarmos, melhor", referiu o antigo líder Boca Juniors, entre 1996 e 2008.

O Uruguai organizou, em 1930, o primeiro Campeonato do Mundo da história, numa competição em participaram apenas 13 equipas e que terminou com a vitória da seleção 'celeste', que bateu na final a Argentina, por 4-2.

Lusa

  • Trabalharia horas extra sem ser pago? E feriados?  
    1:25
  • Visita de Estado ao Luxemburgo
    1:34

    País

    O Presidente da República chega esta noite ao Luxemburgo para uma visita de Estado de dois dias. O contacto com a comunidade portuguesa, que é a maior comunidade no país, vai ser um dos pontos fortes da visita.

    Enviados SIC

  • UE dá "luz verde" para início das negociações do Brexit

    Brexit

    Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.