sicnot

Perfil

Desporto

Loeb e Peugeot dominam sem oposição no Dakar

A Peugeot e o seu novo piloto estrela, o francês Sébastien Loeb, continuam intratáveis nesta edição do Rali Dakar, tendo hoje dominado a quinta etapa, na qual o português Paulo Gonçalves foi 12.º para segurar a liderança nas motos.

Jorge Saenz/

Na sua estreia no Dakar, a prova rainha de todo-o-terreno, Sébastien Loeb continua a demonstrar que o seu talento não conhece fronteiras, após somar hoje a terceira vitória em quatro etapas disputadas (a primeira foi anulada).

O piloto francês, recordista de vitórias no Mundial de ralis (conquistou nove títulos consecutivos), cumpriu 327 quilómetros cronometrados entre Jujuy, na Argentina, e Uyuni, na Bolívia, em 3:32.34 horas, à frente dos seus colegas da Peugeot, o espanhol Carlos Sainz, segundo a 22 segundos, e Stéphane Peterhansel, terceiro a três minutos.

Com o resultado da especial de hoje, Loeb aumentou para 07.48 minutos a sua diferença para Peterhansel, que se mantém na vice-liderança. O espanhol da Peugeot é terceiro, a 13.26 minutos, com o qatarí Nasser Al Attiyah (Mini) a ocupar a quarta posição, depois de hoje ter sido quarto.

Carlos Sousa, o único português nos carros, ainda não concluiu a quinta especial, uma vez que o seu Mitsubishi se encontra preso num buraco ao quilómetro 188, segundo informações avançadas pela organização da prova.

Nas motos, Paulo Gonçalves não teve uma jornada fácil, devido a um erro na sinalização do último 'way point', terminando em 12.º, a 8.56 minutos do vencedor, o australiano Toby Price (KTM).

Ainda assim, o piloto português da Honda, que cumpriu a especial, encurtada em seis quilómetros pelo excesso de público na parte final, em 4:12.40 horas, manteve-se como primeiro na geral das motos.

Gonçalves tem 1.45 minutos de vantagem sobre o segundo, o eslovaco Stefan Svitko (KTM), e 1.47 sobre Price, que é terceiro.

Hélder Rodrigues (Yamaha) foi o melhor representante português na etapa, ao terminar no oitavo posto, a 7.20 do australiano, um resultado que o coloca no 13.º lugar da geral, a 16.01 minutos do seu compatriota.

No entanto, é Ruben Faria (Husqvarna), que hoje foi 11.º, a 8.54 do vencedor, o segundo representante luso na classificação, ao surgir no oitavo posto, a 08.13 minutos de Gonçalves.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52