sicnot

Perfil

Desporto

Loeb e Peugeot dominam sem oposição no Dakar

A Peugeot e o seu novo piloto estrela, o francês Sébastien Loeb, continuam intratáveis nesta edição do Rali Dakar, tendo hoje dominado a quinta etapa, na qual o português Paulo Gonçalves foi 12.º para segurar a liderança nas motos.

Jorge Saenz/

Na sua estreia no Dakar, a prova rainha de todo-o-terreno, Sébastien Loeb continua a demonstrar que o seu talento não conhece fronteiras, após somar hoje a terceira vitória em quatro etapas disputadas (a primeira foi anulada).

O piloto francês, recordista de vitórias no Mundial de ralis (conquistou nove títulos consecutivos), cumpriu 327 quilómetros cronometrados entre Jujuy, na Argentina, e Uyuni, na Bolívia, em 3:32.34 horas, à frente dos seus colegas da Peugeot, o espanhol Carlos Sainz, segundo a 22 segundos, e Stéphane Peterhansel, terceiro a três minutos.

Com o resultado da especial de hoje, Loeb aumentou para 07.48 minutos a sua diferença para Peterhansel, que se mantém na vice-liderança. O espanhol da Peugeot é terceiro, a 13.26 minutos, com o qatarí Nasser Al Attiyah (Mini) a ocupar a quarta posição, depois de hoje ter sido quarto.

Carlos Sousa, o único português nos carros, ainda não concluiu a quinta especial, uma vez que o seu Mitsubishi se encontra preso num buraco ao quilómetro 188, segundo informações avançadas pela organização da prova.

Nas motos, Paulo Gonçalves não teve uma jornada fácil, devido a um erro na sinalização do último 'way point', terminando em 12.º, a 8.56 minutos do vencedor, o australiano Toby Price (KTM).

Ainda assim, o piloto português da Honda, que cumpriu a especial, encurtada em seis quilómetros pelo excesso de público na parte final, em 4:12.40 horas, manteve-se como primeiro na geral das motos.

Gonçalves tem 1.45 minutos de vantagem sobre o segundo, o eslovaco Stefan Svitko (KTM), e 1.47 sobre Price, que é terceiro.

Hélder Rodrigues (Yamaha) foi o melhor representante português na etapa, ao terminar no oitavo posto, a 7.20 do australiano, um resultado que o coloca no 13.º lugar da geral, a 16.01 minutos do seu compatriota.

No entanto, é Ruben Faria (Husqvarna), que hoje foi 11.º, a 8.54 do vencedor, o segundo representante luso na classificação, ao surgir no oitavo posto, a 08.13 minutos de Gonçalves.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..