sicnot

Perfil

Desporto

Stéphane Peterhansel rouba liderança a Sébastien Loeb no Dakar2016

Stéphane Peterhansel (Peugeot) arrebatou hoje a liderança do rali Dakar ao colega Sébastien Loeb, ao vencer a sexta etapa da prova rainha do todo-o-terreno, que nas motos continua a ser liderada por Paulo Gonçalves (Honda).

Franck Fife

O francês Stéphane Peterhansel (Peugeot) percorreu os 542 quilómetros da especial de hoje, com partida e chegada a Uyuni (Bolívia), em 5:01.07 horas, deixando o espanhol Carlos Sainz a apenas 17 segundos.

Dominador nos dias anteriores, o francês Sébastien Loeb não foi além da quarta posição, a 08.15 minutos do seu compatriota, um resultado que lhe valeu a queda ao segundo lugar da geral, a 27 segundos de Peterhansel.

A consistência de Sainz continua a ser insuficiente para o espanhol da Peugeot sair do terceiro lugar da geral, que ocupa a 05.55 minutos do líder, depois de ter sido punido com um minuto de penalização por excesso de velocidade num ponto de controlo.

O campeão em título, Nasser Al Attiyah, segue sem encontrar soluções para fazer o seu Mini acompanhar os homens da Peugeot, mantendo a quarta posição na geral, a distantes 15.19 minutos da liderança.

Nos motos, Paulo Gonçalves (Honda) segurou o primeiro lugar da geral, ao ser terceiro na sexta etapa, ganha por Toby Price.

O 'motard' australiano da KTM alcançou hoje a segunda vitória consecutiva e reduziu para 35 segundos a desvantagem para o português na geral, ao cumprir a especial em 5:51.48 horas, menos 1.05 minutos do que o segundo, o austríaco Matthias Walkner (KTM), e 1.12 do que Paulo Gonçalves.

"Hoje foi uma etapa longa. Estava com dores de cabeça, por isso foi-me difícil manter a concentração. Tentei fazer o melhor possível e no final acabei sem problemas", disse o luso.

Hélder Rodrigues (Yamaha) foi quinto na etapa de hoje, a 5.23 minutos de Toby Price, seguindo no sexto lugar da geral, a 20.12 minutos do português da Honda. Já Ruben Faria (Husqvarna) foi obrigado a abandonar, depois de ter fraturado um pulso, na sequência de uma queda.

Uyuni voltou a ser madrasta para Joan Barreda (Honda), o quarto piloto à partida, que teve um problema mecânico e ainda não cruzou a meta da sexta etapa.

No sábado, a sétima etapa vai percorrer 793 quilómetros, entre Uyuni e Salta, 353 dos quais cronometrados.

Lusa

  • Ruben Faria fratura pulso e abandona prova

    Desporto

    O "motard" português Ruben Faria (Husqvarna) foi hoje obrigado a abandonar o Rali Dakar, depois de ter fraturado um pulso, em consequência de uma queda sofrida durante a sexta etapa da prova rainha de todo-o-terreno.

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.