sicnot

Perfil

Desporto

Touré considera "indecente" a escolha de Aubameyang como futebolista africano do ano

O médio do Manchester City Yaya Touré considerou hoje "indecente" a escolha de Pierre-Emerick Aubameyang como futebolista africano do ano, considerando que a sua derrota na votação trouxe "vergonha" ao continente.

Jon Super

"É triste ver África agir assim, não dando importância a coisas africanas", disse o médio à Radio France International (RFI).

Touré era o favorito para conquistar pelo quinto ano consecutivo, um recorde, o prémio de futebolista africano do ano, depois de ter guiado a Costa do Marfim rumo ao título na Taça das Nações Africanas (CAN), mas o jogador do Manchester City perdeu para o gabonês do Borussia Dortmund.

"É isto que envergonha África. Comportar-se desta forma é indecente, mas o que posso fazer? Não demonstrámos que África é importante aos nossos olhos. Damos mais importância ao que acontece lá fora do que no nosso continente, o que é patético", concluiu.

Touré foi ainda mais longe, apontando um exemplo à escala global: "Se o Lionel Messi ganhou todos os troféus, mas a Bola de Ouro na segunda-feira for parar ao Cristiano Ronaldo, o que é que diríamos? Que era injusto".

Aubameyang, de 26 anos, é o melhor marcador da Liga alemã, com 18 golos em 17 jogos, e recebeu 143 votos na escolha dos treinadores, com Touré a receber menos sete.

O terceiro classificado, com 112 votos, o avançado ganês do Swansea, Andre Ayew, também se mostrou surpreso pela escolha, uma vez que pensava que seria o costa-marfinense a vencer e ele a ficar em segundo, por ter sido o melhor marcador da CAN.

"Atenção, o Aubameyang é um amigo e teve um ano estupendo. Mas temos de respeitar as competições. Se nós africanos não o fizermos, quem o fará? Sinceramente, teria de ser o Yaya ou eu...", argumentou à versão online do L'Équipe.

O Gabão foi eliminado na primeira ronda da CAN.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".