sicnot

Perfil

Desporto

Platini apresenta recurso da suspensão na segunda-feira

Michel Platini vai apresentar na segunda-feira recurso da suspensão de oito anos aplicada pelo Comité de Ética da FIFA, revelou hoje à agência AFP o advogado do francês, Thibaud d'Ales.

© Eric Gaillard / Reuters


"Recebemos esta madrugada o acórdão. Vamos lê-lo, analisá-lo e apresentar recurso na segunda-feira ao Comité de Apelo", disse o advogado à AFP.

O Comité de Ética da FIFA entregou a Michel Platini e Joseph Blatter, os dois suspensos oito anos de toda a atividade ligada ao futebol, os acórdãos dos castigos, permitindo a ambos avançar para recursos.

Em causa neste processo esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Blatter a Platini, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão de presidentes da FIFA e UEFA.

O Comité de Ética não revelou o conteúdo dos acórdãos, mas destacou ter "cumprido o compromisso de permitir ao senhor Blatter e ao senhor Platini o acesso aos fundamentos das decisões na primeira quinzena de janeiro".

"Depois de receberem os acórdãos, ambos podem apresentar recursos junto do Comité de Apelo", referia o comunicado do Comité de Ética.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Descarrilamento de comboio na Índia faz quase 40 mortos
    1:15

    Mundo

    Quase 40 pessoas perderam a vida e mais de 50 ficaram feridas, algumas em estado muito grave, num descarrilamento, no estado de Andhra Pradesh, no sudeste da Índia. O acidente aconteceu às de sábado e a esta hora as equipas de socorro ainda procuram cadáveres por entre os escombros do que resta do comboio.