sicnot

Perfil

Desporto

Blatter recorre da suspensão de oito anos que lhe foi aplicada

O presidente demissionário da FIFA, Joseph Blatter, vai recorrer da suspensão de oito anos que lhe foi aplicada pelo Comité de Ética daquele organismo, informou este domingo o seu advogado.

Em questão está o pagamento de 1,8 milhões de euros da FIFA a Platini em 2011, alegadamente por trabalhos como conselheiro por este realizado para a FIFA, entre 1999 a 2002, com base num contrato verbal. (Arquivo)

Em questão está o pagamento de 1,8 milhões de euros da FIFA a Platini em 2011, alegadamente por trabalhos como conselheiro por este realizado para a FIFA, entre 1999 a 2002, com base num contrato verbal. (Arquivo)

© Denis Balibouse / Reuters

"Iremos recorrer, seguramente", disse Richard Cullen, advogado norte-americano de Blatter, depois de o Comité de Ética da FIFA ter revelado as razões para a suspensão de oito anos aplicada a Blatter e ao presidente da UEFA, Michel Platini.

O advogado deste já tinha anunciado no sábado que Platini, que renunciou a candidatar-se à presidência da FIFA na sequência deste processo, iria recorrer da decisão do Comité de Ética, depois de esta instância ter renovado as acusações de "abuso de confiança, de conflito de interesses e gestão desleal" feitas contra os dois dirigentes em causa.

Em questão está o pagamento de 1,8 milhões de euros da FIFA a Platini em 2011, alegadamente por trabalhos como conselheiro por este realizado para a FIFA, entre 1999 a 2002, com base num contrato verbal.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.