sicnot

Perfil

Desporto

Messi favorito ao quinto cetro e a destronar Ronaldo

O futebolista argentino Lionel Messi pode destacar-se no historial da Bola de Ouro, caso conquiste hoje o seu quinto cetro, sendo favorito frente ao português Cristiano Ronaldo, vencedor das últimas duas edições, e o brasileiro Neymar.

2012 - O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, conquista pela terceira vez consecutiva o troféu para melhor jogador do Mundo. Pepe Guardiola é eleito o melhor treinador.

2012 - O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, conquista pela terceira vez consecutiva o troféu para melhor jogador do Mundo. Pepe Guardiola é eleito o melhor treinador.

AP

Depois de ter vencido consecutivamente o troféu entre 2009 e 2012, Messi deverá voltar a ser o melhor em 2015, ano em que já foi considerado o melhor jogador da UEFA e da Liga espanhola e numa época em que conquistou cinco títulos coletivos ao serviço do FC Barcelona, quatro ao lado de Neymar.

O '10' dos catalães e da Argentina é o único jogador da história que ganhou por quatro vez a Bola de Ouro, mais uma do que o 'capitão' da seleção portuguesa e '7' do Real Madrid, vencedor em 2008, 2013 e 2014, enquanto Neymar surge como 'outsider', como aconteceu, em anos anteriores, a Fernando Torres, Xavi, Andrés Iniesta, Franck Ribery e Manuel Neuer.

Desde 2008, penúltimo ano em que o prémio era apenas responsabilidade da revista francesa France Football, os dois crónicos vencedores apenas não se encontraram em 2010, quando o português esteve ausente e o argentino se bateu com os então companheiros de equipa Iniesta e Xavi.

Ronaldo até marcou mais cinco golos do que Messi e conquistou a sua quarta Bota de Ouro, mas ficou a zero em termos coletivos, enquanto o argentino somou cinco troféus e o brasileiro quatro, porque falhou a Supertaça Europeia.

Além da Bola de Ouro, o argentino também pode ser galardoado como o autor do golo do ano, o que apontou na final da Taça do Rei ao Athletic de Bilbau, sendo também candidato ao 'onze' FIFA/FIFPro, tal como os internacionais lusos Ronaldo e Pepe e o guarda-redes espanhol do FC Porto, Casillas.

A gala de Zurique, que vai ter início às 17:00 (hora de Lisboa), distingue também o melhor treinador do ano, galardão para o qual são candidatos os espanhóis Pep Guardiola (Bayern Munique) e Luís Enrique (FC Barcelona), que vão estar ausentes, e o argentino Jorge Sampaoli (Chile).

No setor feminino, a norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Muyama e a alemã Celia Sasic, que se retirou aos 27 anos, são as candidatas ao troféu de melhor do ano.

Quanto aos treinadores de um conjunto feminino, a escolha recairá num selecionador: são candidatos a norte-americana Jill Ellis (Estados Unidos), o galês Mark Sampson (Inglaterra) e o japonês Norio Sasaki (Japão

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC