sicnot

Perfil

Desporto

Messi favorito ao quinto cetro e a destronar Ronaldo

O futebolista argentino Lionel Messi pode destacar-se no historial da Bola de Ouro, caso conquiste hoje o seu quinto cetro, sendo favorito frente ao português Cristiano Ronaldo, vencedor das últimas duas edições, e o brasileiro Neymar.

2012 - O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, conquista pela terceira vez consecutiva o troféu para melhor jogador do Mundo. Pepe Guardiola é eleito o melhor treinador.

2012 - O futebolista argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, conquista pela terceira vez consecutiva o troféu para melhor jogador do Mundo. Pepe Guardiola é eleito o melhor treinador.

AP

Depois de ter vencido consecutivamente o troféu entre 2009 e 2012, Messi deverá voltar a ser o melhor em 2015, ano em que já foi considerado o melhor jogador da UEFA e da Liga espanhola e numa época em que conquistou cinco títulos coletivos ao serviço do FC Barcelona, quatro ao lado de Neymar.

O '10' dos catalães e da Argentina é o único jogador da história que ganhou por quatro vez a Bola de Ouro, mais uma do que o 'capitão' da seleção portuguesa e '7' do Real Madrid, vencedor em 2008, 2013 e 2014, enquanto Neymar surge como 'outsider', como aconteceu, em anos anteriores, a Fernando Torres, Xavi, Andrés Iniesta, Franck Ribery e Manuel Neuer.

Desde 2008, penúltimo ano em que o prémio era apenas responsabilidade da revista francesa France Football, os dois crónicos vencedores apenas não se encontraram em 2010, quando o português esteve ausente e o argentino se bateu com os então companheiros de equipa Iniesta e Xavi.

Ronaldo até marcou mais cinco golos do que Messi e conquistou a sua quarta Bota de Ouro, mas ficou a zero em termos coletivos, enquanto o argentino somou cinco troféus e o brasileiro quatro, porque falhou a Supertaça Europeia.

Além da Bola de Ouro, o argentino também pode ser galardoado como o autor do golo do ano, o que apontou na final da Taça do Rei ao Athletic de Bilbau, sendo também candidato ao 'onze' FIFA/FIFPro, tal como os internacionais lusos Ronaldo e Pepe e o guarda-redes espanhol do FC Porto, Casillas.

A gala de Zurique, que vai ter início às 17:00 (hora de Lisboa), distingue também o melhor treinador do ano, galardão para o qual são candidatos os espanhóis Pep Guardiola (Bayern Munique) e Luís Enrique (FC Barcelona), que vão estar ausentes, e o argentino Jorge Sampaoli (Chile).

No setor feminino, a norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Muyama e a alemã Celia Sasic, que se retirou aos 27 anos, são as candidatas ao troféu de melhor do ano.

Quanto aos treinadores de um conjunto feminino, a escolha recairá num selecionador: são candidatos a norte-americana Jill Ellis (Estados Unidos), o galês Mark Sampson (Inglaterra) e o japonês Norio Sasaki (Japão

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.