sicnot

Perfil

Desporto

Rali de Portugal de 2016 com mais três especiais e mais quilómetros

A edição de 2016 do Rali de Portugal vai ter mais quilómetros e mais três especiais, duas das quais no centro da cidade do Porto, anunciou hoje o Automóvel Club de Portugal (ACP), em comunicado.

JOSE COELHO / Lusa

A entidade organizadora da etapa portuguesa do Mundial de ralis, que se vai disputar de 19 a 22 de maio, anunciou hoje o percurso, após um encontro com representantes dos 14 municípios envolvidos, mantendo a Exponor, em Matosinhos, como centro de operações e terá 368 quilómetros, depois de em 2015 a prova ter tido pouco mais de 350.

Em relação à edição de 2015, a primeira após o regresso ao norte do país, a grande novidade é a realização de duas especiais na zona da Avenida dos Aliados, no centro do Porto, no final da tarde de sexta-feira, além de uma segunda passagem por Vieira do Minho no domingo.

Aludindo ao sucesso de 2015, o ACP decidiu "manter inalterado para a edição de 2016 o essencial da estrutura da prova", que voltará a ter a partida simbólica de Guimarães, na quinta-feira, 19 de maio, dia em que se disputa a única superespecial do rali, na pista de ralicrosse de Lousada.

Na sexta-feira, os carros visitam o Alto Minho, com duas passagens pelos troços cronometrados de Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, antes do 'Porto Street Stage', duas classificativas espetáculo de 1.850 metros.

A zona do Marão recebe o rali no sábado, com duas passagens pelos troços de Baião, Marão e Amarante (Fridão) -- o maior da prova, com 37,67 km.

No domingo, dia de encerramento da edição 2016, terá duas passagens por Vieira do Minho e outras duas por Fafe, a segunda das quais será uma 'power stage'.

Os vencedores serão consagrados em frente à praia, em Matosinhos.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.