sicnot

Perfil

Desporto

Investigadores da FIFA querem Blatter e Platini irradiados

Os investigadores da FIFA querem que o suíço Joseph Blatter, presidente demissionário do organismo, e o francês Michel Platini, líder suspenso da UEFA, sejam irradiados de toda a atividade ligada ao futebol.

Reuters

"A câmara de instrução pretende apelar contra a decisão sobre Blatter e Platini no Comité de Recurso da FIFA", disse à AFP Andreas Bantel, o porta-voz do Comité de Ética do organismo.

A 21 de dezembro, o Comité de Ética suspendeu os dois dirigentes por oito anos de toda a atividade ligada ao futebol, mas os investigadores pretendem que Blatter e Platini sejam irradiados.

Em causa neste processo esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Blatter a Platini, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão de presidentes da FIFA e UEFA.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48