sicnot

Perfil

Desporto

Investigadores da FIFA querem Blatter e Platini irradiados

Os investigadores da FIFA querem que o suíço Joseph Blatter, presidente demissionário do organismo, e o francês Michel Platini, líder suspenso da UEFA, sejam irradiados de toda a atividade ligada ao futebol.

Reuters

"A câmara de instrução pretende apelar contra a decisão sobre Blatter e Platini no Comité de Recurso da FIFA", disse à AFP Andreas Bantel, o porta-voz do Comité de Ética do organismo.

A 21 de dezembro, o Comité de Ética suspendeu os dois dirigentes por oito anos de toda a atividade ligada ao futebol, mas os investigadores pretendem que Blatter e Platini sejam irradiados.

Em causa neste processo esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Blatter a Platini, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão de presidentes da FIFA e UEFA.

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.