sicnot

Perfil

Desporto

Investigadores da FIFA querem Blatter e Platini irradiados

Os investigadores da FIFA querem que o suíço Joseph Blatter, presidente demissionário do organismo, e o francês Michel Platini, líder suspenso da UEFA, sejam irradiados de toda a atividade ligada ao futebol.

Reuters

"A câmara de instrução pretende apelar contra a decisão sobre Blatter e Platini no Comité de Recurso da FIFA", disse à AFP Andreas Bantel, o porta-voz do Comité de Ética do organismo.

A 21 de dezembro, o Comité de Ética suspendeu os dois dirigentes por oito anos de toda a atividade ligada ao futebol, mas os investigadores pretendem que Blatter e Platini sejam irradiados.

Em causa neste processo esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Blatter a Platini, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão de presidentes da FIFA e UEFA.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.