sicnot

Perfil

Desporto

Investigadores da FIFA querem Blatter e Platini irradiados

Os investigadores da FIFA querem que o suíço Joseph Blatter, presidente demissionário do organismo, e o francês Michel Platini, líder suspenso da UEFA, sejam irradiados de toda a atividade ligada ao futebol.

Reuters

"A câmara de instrução pretende apelar contra a decisão sobre Blatter e Platini no Comité de Recurso da FIFA", disse à AFP Andreas Bantel, o porta-voz do Comité de Ética do organismo.

A 21 de dezembro, o Comité de Ética suspendeu os dois dirigentes por oito anos de toda a atividade ligada ao futebol, mas os investigadores pretendem que Blatter e Platini sejam irradiados.

Em causa neste processo esteve um pagamento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Blatter a Platini, por alegados serviços de consultadoria prestados em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato oral, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

A justiça interna da FIFA considerou ter existido "abuso de posição" e "conflito de interesses" no caso julgado, infrações que levaram à suspensão de presidentes da FIFA e UEFA.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.