sicnot

Perfil

Desporto

Setúbal Cidade Europeia do Desporto já tem confirmados mais de 200 eventos

A cidade de Setúbal vai receber mais de 200 eventos desportivos ano no âmbito do programa da Cidade Europeia do Desporto 2016, com cerimónia de abertura prevista para o próximo dia 30 de janeiro, anunciou hoje a autarquia.

© Peter Nicholls / Reuters

"Quero apenas destacar que a Cerimónia de Abertura está marcada para dia 30 de janeiro, um sábado em que as atividades desportivas estarão por toda a cidade durante todo o dia que culminará com um grande espetáculo de música portuguesa no Pavilhão das Manteigadas", disse a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

A autarca setubalense falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação do programa de atividades, que inclui, entre muitas outras iniciativas desportivas, o regresso a Setúbal da Volta a Portugal em Bicicleta, com uma passagem pela serra da Arrábida e a linha de meta na avenida Luísa Todi, bem como a maratona de águas abertas no rio Sado, que será uma das provas de qualificação direta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A realização dos Campeonatos Nacionais de Atletismo, Campeonato Nacional de Triatlo, Campeonato Nacional de Motonáutica e um Torneio Internacional Amador de Golfe Feminino são outros destaques, num ano dedicado à promoção do desporto na cidade do Sado.

Em declarações à Lusa, o vereador do Desporto da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, adiantou que está já confirmada a realização de mais de duas centenas de eventos desportivos, incluindo três eventos, a definir em breve, da Federação Portuguesa de Futebol, sendo certo que não está prevista qualquer prova da seleção principal de futebol.

"Vamos ter mais de 200 eventos desportivos, incluindo duas dezenas de provas internacionais, 95 de âmbito nacional e 33 distritais, bem como seminários e congressos na área da formação desportiva", disse Pedro Pina, salientando que o programa de atividades ainda não está fechado e que todos os dias a autarquia continua a receber propostas para a inclusão de diversas iniciativas no programa da Cidade Europeia do Desporto 2016.

O vereador do Desporto na Câmara de Setúbal destacou ainda o "repto" da autarquia aos setubalenses, para que colaborem no programa de voluntariado, lembrando que já há 150 inscritos, 100 dos quais vão iniciar a formação já nos próximos dias.

"Já temos 150 inscritos, a maioria dos quais com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, o que significa que temos muita gente jovem a aderir, mas precisamos de cerca de cerca de 300 voluntários", acrescentou o autarca setubalense.

Pedro Pina revelou ainda que a Câmara de Setúbal prevê gastar cerca de 500 mil euros com as iniciativas desportivas e requalificação de alguns equipamentos, designadamente da pista de atletismo do Vale da Rosa, ressalvando, no entanto, que ainda não é ainda possível avançar com valores definitivos.

Lusa

  • "Quem faz isto sabe estudar os dias e o vento para arder o máximo possível"
    4:15
  • O balanço trágico dos incêndios do fim de semana
    0:51

    País

    Mais de 500 mil hectares de área ardida, 42 vítimas mortais, 71 de feridos, dezenas de casas e empresas destruídas. É este o balanço de mais um fim de semana trágico para Portugal a nível de incêndios florestais.

  • 2017: o ano em que mais território português ardeu
    1:41

    País

    Desde janeiro, houve mais área ardida do que em qualquer outro ano na história registada de incêndios florestais. Segundo dados provisórios do Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, mais de 519 mil hectares foram consumidos pelas chamas até 17 de outubro, o que representa quase 6% de toda a área de Portugal. 

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • O que resta de Tondela depois dos incêndios
    1:07

    País

    O concelho de Tondela é agora um mar de cinzas, imagens recolhidas pela SIC com um drone mostram bem a dimensão do que foi destruído pelos incêndios. Perto 100 habitações principais ou secundárias, barracões, oficinas e stands arderam. 

  • Moradores reuniram esforços para salvar idosos das chamas em Pardieiros
    2:50

    País

    O incêndio de domingo em Nelas fez uma vítima mortal: um homem de 50 anos, de Caldas da Felgueira, que regressava de uma aldeia vizinha, onde tinha ido ajudar a combater as chamas. Em Pardieiros, no concelho de Carregal do Sal, várias casas arderam e uma jovem sofreu queimaduras ao fugir do incêndio. Durante o incêndio, pessoas reuniram esforços para salvar a povoação.

  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • As lágrimas do primeiro-ministro do Canadá

    Mundo

    O primeiro-ministro da Canadá, Justin Trudeau, emocionou-se esta quarta-feira ao falar de um artista que morreu depois de perder uma luta contra o cancro. Gord Downie, vocalista da banda de rock canadiana "The Tragically Hip", faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de um tumor cerebral.