sicnot

Perfil

Desporto

Setúbal Cidade Europeia do Desporto já tem confirmados mais de 200 eventos

A cidade de Setúbal vai receber mais de 200 eventos desportivos ano no âmbito do programa da Cidade Europeia do Desporto 2016, com cerimónia de abertura prevista para o próximo dia 30 de janeiro, anunciou hoje a autarquia.

© Peter Nicholls / Reuters

"Quero apenas destacar que a Cerimónia de Abertura está marcada para dia 30 de janeiro, um sábado em que as atividades desportivas estarão por toda a cidade durante todo o dia que culminará com um grande espetáculo de música portuguesa no Pavilhão das Manteigadas", disse a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

A autarca setubalense falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação do programa de atividades, que inclui, entre muitas outras iniciativas desportivas, o regresso a Setúbal da Volta a Portugal em Bicicleta, com uma passagem pela serra da Arrábida e a linha de meta na avenida Luísa Todi, bem como a maratona de águas abertas no rio Sado, que será uma das provas de qualificação direta para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A realização dos Campeonatos Nacionais de Atletismo, Campeonato Nacional de Triatlo, Campeonato Nacional de Motonáutica e um Torneio Internacional Amador de Golfe Feminino são outros destaques, num ano dedicado à promoção do desporto na cidade do Sado.

Em declarações à Lusa, o vereador do Desporto da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, adiantou que está já confirmada a realização de mais de duas centenas de eventos desportivos, incluindo três eventos, a definir em breve, da Federação Portuguesa de Futebol, sendo certo que não está prevista qualquer prova da seleção principal de futebol.

"Vamos ter mais de 200 eventos desportivos, incluindo duas dezenas de provas internacionais, 95 de âmbito nacional e 33 distritais, bem como seminários e congressos na área da formação desportiva", disse Pedro Pina, salientando que o programa de atividades ainda não está fechado e que todos os dias a autarquia continua a receber propostas para a inclusão de diversas iniciativas no programa da Cidade Europeia do Desporto 2016.

O vereador do Desporto na Câmara de Setúbal destacou ainda o "repto" da autarquia aos setubalenses, para que colaborem no programa de voluntariado, lembrando que já há 150 inscritos, 100 dos quais vão iniciar a formação já nos próximos dias.

"Já temos 150 inscritos, a maioria dos quais com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, o que significa que temos muita gente jovem a aderir, mas precisamos de cerca de cerca de 300 voluntários", acrescentou o autarca setubalense.

Pedro Pina revelou ainda que a Câmara de Setúbal prevê gastar cerca de 500 mil euros com as iniciativas desportivas e requalificação de alguns equipamentos, designadamente da pista de atletismo do Vale da Rosa, ressalvando, no entanto, que ainda não é ainda possível avançar com valores definitivos.

Lusa

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.