sicnot

Perfil

Desporto

Interpol emite mandado de captura para filho do ex-presidente da IAAF

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) emitiu hoje um mandado de captura para Papa Massata Diack, filho de Lamine Diack, ex-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).

Reuters

Reuters

© Thomas White / Reuters

No seu alerta, feito na rede social Twitter, a Interpol diz que Papa Massata Diack é procurado em França "por suborno, lavagem de dinheiro e acusações de corrupção".

A fotografia de Papa Diack surge numa lista de 332 pessoas procuradas pela organização.

Em agosto, Lamine Diack saiu da presidência da IAAF, antes de ser acusado de corrupção pela justiça francesa. O ex-dirigente e o seu filho, antigo consultor de marketing no organismo, são acusados de corrupção e suborno na ordem dos milhões de euros.

Na última semana, Papa Diack foi irradiado, juntamente com mais duas pessoas, pela comissão de ética da IAAF , por implicação em atos de corrupção.

A irradiação aplicava-se também aos russos Valentin Balakhnichev, tesoureiro do organismo máximo do atletismo até dezembro de 2014 e antigo presidente da federação do seu país, e Alexei Melnikov, antigo treinador da seleção de marcha.

A IAAF foi abalada por suspeitas de corrupção e irregularidades relacionadas com doping na sequência de um relatório divulgado em novembro pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que já levou à suspensão da Federação Russa de Atletismo, por uso por uso sistemático de doping.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.