sicnot

Perfil

Desporto

Papa Francisco rezou por Michael Schumacher

O papa Francisco rezou hoje pelo piloto alemão Michael Schumacher e ofereceu o seu apoio à campanha desenvolvida pela Fórmula 1 para reduzir o número de crianças vítimas de acidentes de automóvel.

Gregorio Borgia

A prece do papa resultou de um pedido do francês Jean Todt, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que hoje visitou o Vaticano para apresentar a campanha "Save Kids Lives", de prevenção rodoviária.

Schumacher sofreu um grave acidente de esqui a 29 de dezembro de 2013, que o deixou em coma, uma situação da qual saiu apenas em junho de 2014. Em setembro do mesmo ano, foi transferido do hospital onde se encontrava internado para prosseguir a reabilitação em casa.

Em novembro de 2014, o antigo piloto Philippe Streiff, que também se encontra numa cadeira de rodas, veio revelar que Schumacher não consegue falar, está paralisado e tem problemas de memória, uma informação confirmada por Todt, seu antigo patrão, em novembro passado, quando confirmou que a lenda da Fórmula 1 continuava a lutar.

Sobre a campanha, o presidente da FIA revelou que o papa ficou muito sensibilizado com o vídeo de três minutos que foi exibido.

"Explicámos que 500 crianças morrem na estrada todos os dias e que 20.000 ficam feridas diariamente", disse Todt à rádio Vaticano.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.