sicnot

Perfil

Desporto

Paulo Gonçalves consciente mas com suspeita de traumatismo craniano

O português Paulo Gonçalves está consciente mas com suspeita de traumatismo craniano, na sequência da queda sofrida hoje na 10.ª etapa do rali todo-o-terreno Dakar2016, entre La Rioja e San Juan, na Argentina.

Reuters

Reuters

© Marcos Brindicci / Reuters

A assessoria de imprensa do campeão mundial de todo-o-terreno de 2013 disse à agência Lusa que Paulo Gonçalves se queixa de muitas dores de cabeça, suspeitando-se que tenha sofrido um traumatismo craniano sem gravidade.

Paulo Gonçalves não sofreu qualquer fratura e, apesar da perda de conhecimento, aguarda os resultados dos exames para ter alta médica.

Durante a tarde de hoje, a mesma fonte deu conta de que o piloto natural de Esposende tinha sido encontrado inconsciente pouco depois do segundo ponto de passagem, por volta do quilómetro 118 da tirada, e transportado de helicóptero para um hospital próximo para observação médica.

Depois do segundo lugar no Dakar2015, Paulo Gonçalves esteve este ano quatro dias na liderança na classificação de motas, tendo partido hoje no oitavo lugar da classificação, depois de a organização o ter penalizado em 39.56 minutos.

Na presente edição do rali todo-o-terreno, o português foi protagonista de um episódio de 'fair-play', no passado sábado, durante a sétima etapa, quando liderava a corrida e permaneceu cerca de 10 minutos junto ao austríaco Matthias Walkner (KTM), que tinha sofrido uma queda e partido uma perna.

"No início da especial, parei para ajudar Matthias Walkner, que sofreu uma queda. Eu fiquei com ele até que o Pablo Quintanilla chegou. Estou bastante satisfeito com a etapa de hoje, até agora. Se eu puder repetir isso na segunda semana, ficaria, certamente, muito contente, mas acho que as etapas seguintes serão muito diferentes. Vamos a ver", afirmou então o piloto da Honda, citado pela sua assessoria de imprensa.

Lusa

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.