sicnot

Perfil

Desporto

UEFA retira Sporting da lista de incumpridores do fair-play financeiro

A entidade de controlo financeiro da UEFA retirou esta segunda-feira o Sporting do elenco de clubes em incumprimento relativamente às regras de fair-play financeiro da organização de cúpula do futebol europeu.

Lusa

Da lista de clubes ilibados por fechados e cumpridos acordos de regularização das respetivas situações, divulgada hoje pela UEFA em comunicado, consta também o Hull City (Inglaterra) e o Panathinaikos (Grécia).

O Galatasaray (Turquia), porém, continua em incumprimento e sob a alçada do 'Club Financial Control Body' (CFCB) da UEFA.

"Os três clubes [Sporting, Hull City e Panathinaikos] cumpriram integralmente com os termos dos respetivos acordos e, em consequência, foram retirados do regime de liquidação", pode ler-se no comunicado.

Em outubro, o Sporting negou oficialmente que tivesse quebrado as regras do 'fair-play' financeiro impostas pela UEFA, negando ainda que a entidade que tutela o futebol europeu tenha 'chumbado' as contas do clube 'leonino'.

"A Sporting Clube de Portugal, SAD tem vindo a cumprir as suas obrigações decorrentes do acordo celebrado com o 'Club Financial Control Body' da UEFA, no passado mês de maio, o qual vigora até ao final da corrente época desportiva de 2015/16", pode ler-se no primeiro de seis pontos do comunicado enviado então pelo clube à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a comunicação social, a UEFA teria aberto uma investigação às contas do clube de Alvalade por este desrespeitar as regras do 'fair-play' financeiro, que 'obrigam' a que o clube não apresente prejuízos acumulados superiores a 30 milhões de euros no conjunto das épocas 2014/15, 2013/14 e 2012/13, algo que os 'leões' referiam estar a cumprir.

"Na época de 2012/13, a Sporting, SAD apresentou um prejuízo de 43,5 milhões de euros, na época seguinte de 2013/14 apresentou um lucro de 8,6 milhões de euros. Deste modo, para a época 2014/15, para efeitos de cumprimento das regras do Fair Play da UEFA e do 'break-even' agregado das três épocas, seria suficiente um resultado positivo de 4,9 milhões de euros", pode ler-se ainda na comunicação efetuada na altura.

A concluir, o Sporting admitiu ainda em outubro que as suas contas iriam continuar a ser 'vigiadas' pela UEFA, tal como acontece com todos os clubes participantes em competições tuteladas por esse organismo.

A organização que tutela o futebol europeu acrescenta no comunicado hoje divulgado que a CFCB "continuará a monitorizar os clubes que assinaram acordos de regularização, em particular aqueles cujos acordos previam um 'break-even' durante a época de 2015/2016" -- entre os quais o Hapoel Telavive (Israel), Ruch Chorzów (Polónia), Rostov (Rússia) e Kardemir Karabukspor (Turquia).

Lusa

  • Sporting precisa de lucro de 4,9 M € para atingir passivo permitido pela UEFA

    Desporto

    O Sporting esclareceu, em comunicado, que precisa de apresentar um saldo positivo de 4,9 milhões de euros em julho para cumprir o limite de passivo de 30 milhões imposto pela UEFA no âmbito do "fair-play" financeiro. O clube chegou na sexta-feira a acordo com a UEFA para o cumprimento do "fair-play" financeiro, podendo regressar já na próxima época à conformidade com os regulamentos. No comunicado divulgado, o Sporting explica que depois do passivo de 43,5 milhões de 2012/13 da responsabilidade da anterior direção e do lucro de 8,6 milhões da temporada passada, o limite de 30 milhões de passivo será atingido com um valor positivo de 4,9 milhões. O Sporting esclarece ainda que só se este valor não for atingido é que a UEFA poderá impor algumas limitações, nomeadamente ao nível do número de jogadores a inscrever nas competições europeias de clubes e da retenção de prémios.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC