sicnot

Perfil

Desporto

Regime sírio reconquista último bastião rebelde na província de Lataquia

​As forças do regime sírio retomaram hoje a localidade de Rabia, o último bastião rebelde estratégico na província costeira de Lataquia (oeste), anunciou a televisão estatal.

© Bassam Khabieh / Reuters

Citando uma fonte militar, a televisão indicou que "as forças armadas (do regime), em coordenação com as tropas de defesa popular (milícias pró-regime), tomaram o controlo da localidade de Rabia".

Rabia está nas mãos da oposição desde 2012, controlada por grupos rebeldes, entre os quais a Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaida.

O Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH) reportou igualmente esta informação.

"Ao longo de 48 horas, as forças do regime cercaram a cidade a partir do sul, oeste e norte, tomando 20 aldeias ao redor", disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, acrescentando que altos funcionários militares russos dirigiram a batalha de Rabia, desempenhando um papel essencial.

Com a tomada de Rabia, as tropas governamentais cortaram as rotas de abastecimento dos rebeldes a partir da fronteira turca com o norte da Síria, disse Abdel Rahman.

A 12 de janeiro, as forças do regime conseguiram assumir o controle de Salma, localidade estratégica também na província de Lataquia, depois de meses de luta contra os rebeldes, que a haviam conquistado em 2012.

A região costeira de Lataquia é um reduto do regime e local de nascimento da família do presidente Bachar al-Assad.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..