sicnot

Perfil

Desporto

Regime sírio reconquista último bastião rebelde na província de Lataquia

​As forças do regime sírio retomaram hoje a localidade de Rabia, o último bastião rebelde estratégico na província costeira de Lataquia (oeste), anunciou a televisão estatal.

© Bassam Khabieh / Reuters

Citando uma fonte militar, a televisão indicou que "as forças armadas (do regime), em coordenação com as tropas de defesa popular (milícias pró-regime), tomaram o controlo da localidade de Rabia".

Rabia está nas mãos da oposição desde 2012, controlada por grupos rebeldes, entre os quais a Frente Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaida.

O Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH) reportou igualmente esta informação.

"Ao longo de 48 horas, as forças do regime cercaram a cidade a partir do sul, oeste e norte, tomando 20 aldeias ao redor", disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, acrescentando que altos funcionários militares russos dirigiram a batalha de Rabia, desempenhando um papel essencial.

Com a tomada de Rabia, as tropas governamentais cortaram as rotas de abastecimento dos rebeldes a partir da fronteira turca com o norte da Síria, disse Abdel Rahman.

A 12 de janeiro, as forças do regime conseguiram assumir o controle de Salma, localidade estratégica também na província de Lataquia, depois de meses de luta contra os rebeldes, que a haviam conquistado em 2012.

A região costeira de Lataquia é um reduto do regime e local de nascimento da família do presidente Bachar al-Assad.

Lusa

  • A história de João Ricardo
    10:37
  • Parceiros sociais começam hoje debate sobre salário mínimo

    Economia

    Os parceiros sociais reúnem-se hoje com o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, para iniciarem a discussão sobre a atualização do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais e confederações patronais a assumirem posições divergentes.Em cima da mesa estarão as propostas das centrais sindicais, com a CGTP a exigir 600 euros a partir de janeiro de 2018 e a UGT a reivindicar 585 euros como ponto de partida para a negociação.

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • "No fim, logo se vê" se foram quatro anos de uma legislatura perdida
    1:28

    País

    Pedro Passos Coelho acusa o Governo de perder uma legislatura. O presidente do PSD diz que "no fim, logo se vê" se foram ou não quatro anos de oportunidade perdida para o país. No último Conselho Nacional antes das eleições diretas do partido, Passos acusou o Executivo de perder o rumo e apontou os casos do Infarmed e do aumento do preço da água como exemplos de desorientação.

  • Marcelo apoia novo Mecanismo Europeu de Proteção Civil
    0:44

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa considera o novo Mecanismo de Proteção Civil uma ideia muito boa, que tem todo o apoio do Governo e do Presidente da República. Marcelo apenas lamenta que o modelo não existisse durante os incêndios deste ano.