sicnot

Perfil

Desporto

Abel Xavier apresentado como novo selecionador de Moçambique

O antigo internacional português Abel Xavier é o novo treinador da seleção de futebol de Moçambique, anunciou esta segunda-feira o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Júnior.

(Arquivo)

(Arquivo)

Kim Johnson Flodin / AP

"Temos, diante de nós, um treinador que se adequa àquilo que são os nosso objetivos", afirmou Alberto Simango Júnior, falando durante a cerimónia de apresentação do novo treinador da seleção moçambicana de futebol, em Maputo.

Abel Xavier, de 43 anos, chega ao comando técnico dos 'mambas' num momento em que a seleção acumula maus resultados, tendo sido afastada pelo Gabão na segunda eliminatória de qualificação para a fase de grupos da zona africana de apuramento para o Mundial2018, e substitui o croata Boris Pusic, que apenas dirigiu a seleção moçambicana nos últimos dois jogos oficiais.

"Queremos bons resultados", declarou o presidente da FMF, observando, no entanto, que este objetivo só pode ser alcançado com a intervenção de todos, apoiando a nova equipa técnica dos 'mambas'.

A nova aposta da seleção moçambicana, prosseguiu Alberto Simango Júnior, combina elementos como ambição, determinação e vontade num único perfil, destacando o facto de o novo treinador ter "raízes moçambicanas".

"Sabemos que o caminho é longo e não é o selecionador que joga, mas estamos esperançados", sublinhou presidente da FMF, que preferiu não divulgar os valores da nova contratação.

Por sua vez, Abel Xavier, falando durante a cerimónia, disse estar ciente do desafio que possui pela frente, acrescentado que Moçambique tem "matéria-prima suficiente" para competir com a qualquer equipa.

"Eu acompanho a seleção moçambicana há anos", referiu o novo treinador, apelando também a todos moçambicanos para que "abracem a causa dos 'mambas'", na medida em que este é o "clube mais importante de todo país".

"Estou muito orgulho de voltar ao meu país", acrescentou o antigo defesa direito da seleção portuguesa, garantindo que tudo fará para que os 'mambas' alcancem o respeito internacional que merecem.

Até setembro do ano passado, o novo selecionador dos "Mambas" treinava o Desportivo das Aves, da II Liga de futebol português, mas o contrato foi rescindido por alegando maus resultados.

Nascido em Nampula, província do norte de Moçambique, em 1972, Abel Xavier iniciou a sua carreira no Estrela da Amadora, tendo tido posteriormente jogador do Benfica e tido notoriedade em 20 presenças na seleção portuguesa.

O antigo futebolista português jogou também no Liverpool e no Galatasaray, tendo tido passagens pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, ao lado de estrelas como David Beckham.

Em 2005, a FIFA suspendeu o jogador por 18 meses por doping.

A sua carreira de treinador começou em 2013, quando assumiu a liderança do Olhanense.

Lusa

  • Abel Xavier explica porque saiu do Olhanense
    1:00

    Desporto

    Abel Xavier promoveu hoje uma conferência de imprensa em Olhão para esclarecer as razões que levaram à saída do Olhanense. O treinador foi muito crítico em relação à direção da SAD algarvia. O técnico fez questão de afirmar que foi ele quem se demitiu.

  • Abel Xavier é o novo treinador do Farense

    Desporto

    O treinador português Abel Xavier vai assumir o comando técnico do Farense, 12.º classificado da II Liga de futebol, confirmou hoje à agência Lusa o presidente da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube algarvio.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC