sicnot

Perfil

Desporto

Abel Xavier apresentado como novo selecionador de Moçambique

O antigo internacional português Abel Xavier é o novo treinador da seleção de futebol de Moçambique, anunciou esta segunda-feira o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Júnior.

(Arquivo)

(Arquivo)

Kim Johnson Flodin / AP

"Temos, diante de nós, um treinador que se adequa àquilo que são os nosso objetivos", afirmou Alberto Simango Júnior, falando durante a cerimónia de apresentação do novo treinador da seleção moçambicana de futebol, em Maputo.

Abel Xavier, de 43 anos, chega ao comando técnico dos 'mambas' num momento em que a seleção acumula maus resultados, tendo sido afastada pelo Gabão na segunda eliminatória de qualificação para a fase de grupos da zona africana de apuramento para o Mundial2018, e substitui o croata Boris Pusic, que apenas dirigiu a seleção moçambicana nos últimos dois jogos oficiais.

"Queremos bons resultados", declarou o presidente da FMF, observando, no entanto, que este objetivo só pode ser alcançado com a intervenção de todos, apoiando a nova equipa técnica dos 'mambas'.

A nova aposta da seleção moçambicana, prosseguiu Alberto Simango Júnior, combina elementos como ambição, determinação e vontade num único perfil, destacando o facto de o novo treinador ter "raízes moçambicanas".

"Sabemos que o caminho é longo e não é o selecionador que joga, mas estamos esperançados", sublinhou presidente da FMF, que preferiu não divulgar os valores da nova contratação.

Por sua vez, Abel Xavier, falando durante a cerimónia, disse estar ciente do desafio que possui pela frente, acrescentado que Moçambique tem "matéria-prima suficiente" para competir com a qualquer equipa.

"Eu acompanho a seleção moçambicana há anos", referiu o novo treinador, apelando também a todos moçambicanos para que "abracem a causa dos 'mambas'", na medida em que este é o "clube mais importante de todo país".

"Estou muito orgulho de voltar ao meu país", acrescentou o antigo defesa direito da seleção portuguesa, garantindo que tudo fará para que os 'mambas' alcancem o respeito internacional que merecem.

Até setembro do ano passado, o novo selecionador dos "Mambas" treinava o Desportivo das Aves, da II Liga de futebol português, mas o contrato foi rescindido por alegando maus resultados.

Nascido em Nampula, província do norte de Moçambique, em 1972, Abel Xavier iniciou a sua carreira no Estrela da Amadora, tendo tido posteriormente jogador do Benfica e tido notoriedade em 20 presenças na seleção portuguesa.

O antigo futebolista português jogou também no Liverpool e no Galatasaray, tendo tido passagens pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, ao lado de estrelas como David Beckham.

Em 2005, a FIFA suspendeu o jogador por 18 meses por doping.

A sua carreira de treinador começou em 2013, quando assumiu a liderança do Olhanense.

Lusa

  • Abel Xavier explica porque saiu do Olhanense
    1:00

    Desporto

    Abel Xavier promoveu hoje uma conferência de imprensa em Olhão para esclarecer as razões que levaram à saída do Olhanense. O treinador foi muito crítico em relação à direção da SAD algarvia. O técnico fez questão de afirmar que foi ele quem se demitiu.

  • Abel Xavier é o novo treinador do Farense

    Desporto

    O treinador português Abel Xavier vai assumir o comando técnico do Farense, 12.º classificado da II Liga de futebol, confirmou hoje à agência Lusa o presidente da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube algarvio.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.