sicnot

Perfil

Desporto

Sporting foi clube com mais jogadores nas seleções portuguesas de formação

O Sporting foi o clube com mais futebolistas convocados para as seleções portuguesas de escalões de formação entre julho de 2005 e dezembro de 2015, com 22,3%, à frente de Benfica (21,9%) e FC Porto (18,5%).

Nani e Moutinho foram dois dos produtos da academia leonina. (Arquivo)

Nani e Moutinho foram dois dos produtos da academia leonina. (Arquivo)

© Nacho Doce / Reuters

De acordo com um estudo revelado hoje pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da autoria do adjunto da seleção de sub-21 Alexandre Silva, os três 'grandes' têm maioria absoluta na cedência de jogadores (63%), de um total de 203 clubes, entre os quais 74 de outros países europeus e um asiático.

Na hierarquização, depois dos 'grandes' surge o Vitória de Guimarães (5,7%), o Padroense (4,4%) - praticamente um 'clube satélite' do FC Porto --, o Sporting de Braga (3,7%), o Boavista (2,4%), o Belenenses (1,9%), Académica (1,4%) e Vitória de Setúbal (1,3), sendo que os restantes alinhavam noutros clubes portugueses (4,6%) ou estrangeiros (12%).

Neste capítulo, Reino Unido, com 19 jogadores, e França, com 18, foram a principal proveniência de jovens futebolistas, superando Alemanha (12), Itália (9), Espanha (7), Suíça (4), Holanda (3), Bélgica, Turquia e Índia, com um cada.

Durante estas dez épocas e meia, o escalão em que se observou uma maior diversidade de proveniências foi o de sub-15, com 102 clubes representados em 41 convocatórias, em contraponto com os sub-17, com 58 emblemas em 100 concentrações.

Lusa

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.