sicnot

Perfil

Desporto

Histórias de Bogotá: "Quero ser jogador do Porto"

REPORTAGEM SIC

Chama-se Dragon Force, é a escola de futebol do Futebol Clube do Porto e abriu as portas na Colômbia há um ano e meio. Na semana passada fez a primeira ação de caça-talentos, que levou técnicos do clube em Portugal a viajar para Bogotá, à procura de craques.

Raquel Marinho/SIC

Raquel Marinho/SIC

Raquel Marinho/SIC

A Dragon Force de Bogotá na Colômbia começou com 80 alunos e já tem mais de 400. São jogadores (é assim que os técnicos portugueses lhes chamam) à procura de uma oportunidade no futebol português um dia.

Têm entre 4 e 18 anos e estão divididos por equipas, algumas a participar já nas competições da Liga de Bogotá.

"Há muito talento na Colômbia"

Para fazer nascer esta escola, o FC Porto investiu numa equipa própria. A pessoa que lidera as operações chama-se José Carlos Conceição e foi durante quatro anos coordenador técnico das escolas Dragon Force em Portugal, antes de aceitar viajar para a Colômbia e abraçar este projeto de treinar alunos colombianos: "há muito talento na Colômbia, muitos jogadores com condições naturais para poder singrar no futebol a nível mundial".

Talento inquestionável mas reconhecido como muito diferente do que se encontra nos jogadores portugueses: "o talento português é um talento cerebral, um talento que sabe o que fazer dentro do campo, que é refinado tecnicamente e que dá mais importância à eficácia que ao lado estético. O jogador colombiano é um jogador muito criativo mas de uma criatividade espontânea, demasiado em bruto. Agora, em termos técnicos tem tudo".

"Podemos criara algo com um impacto mundial muito grande"

O objetivo de José Carlos Conceição e da sua equipa em Bogotá é então aliar este talento colombiano "em bruto" à forma de jogar em Portugal, mais precisamente no FC Porto: "são jogadores explosivos, que colam a bola no pé. Se nós conseguirmos dar-lhes aquilo que temos lá em Portugal, e é por isso que estamos aqui, acho que vamos conseguir criar algo com um impacto mundial muito grande".

O trabalho com estes jovens tem-se feito ao longo dos meses, e por fases. Primeiro, implementar a forma de treinar à FC Porto; de seguida, meio ano depois, avançar com as primeiras equipas de competição, o que já aconteceu na época de 2014/2015: "tivemos sucesso. Chegámos a cinco finais nos torneios departamentais. Temos já 12 equipas de competição na liga de Bogotá e uma equipa, a equipa de sub 17, que está a jogar no Torneio Nacional da Colômbia".

750 jovens concorreram à ação de caça-talentos

Mas além dos resultados nas ligas colombianas o que muitos destes jovens querem é a oportunidade de jogar em Portugal, na equipa A do FC do Porto.

A escola sabe disso e sabe também que para lá chegar o trabalho começa muito antes. Essa é uma das razoes para ter organizado uma ação de caça-talentos de inscrição livre para jovens nascidos em 1998 e 1999. Inscreveram-se 750 e, numa primeira seleção, ficaram 94. São esses que estão agora a cumprir treinos durante três dias, em Bogotá. José Carlos Conceição explica que agora é que é: "destes 94 vamos selecionar 22 a 30 jogadores para uma terceira etapa que consiste em treinarem connosco aqui. Depois, jogam com equipas locais e vamos vê-los a competir, e escolher dois para poderem ir a Portugal, para a escola do clube, durante 15 dias".

Para ajudar neste caça-talentos, o FC Porto enviou dois técnicos, um deles o director do Departamento de Scouting. João Luís Afonso diz que selecionar dois destes jovens não vai ser tarefa fácil.

Os "jogadores", como aqui lhes chamam, estão naturalmente dispostos a aprender tudo, e sabem bem ao que vêm.

Quem for selecionado desta ação de caça-talentos em Bogotá ganha uma viagem com tudo pago a Portugal e à escola de futebol do FC Porto. Durante duas semanas, esses dois jogadores, terão oportunidade de conhecer de perto o sonho que os levou a tentar a sorte na ação de caça-talentos.

A viagem a Portugal não é garantia de nada mas pode muito bem ser o início de tudo.

Raquel Marinho

SIC

  • FC Porto caça talentos em Bogotá
    0:51

    Desporto

    Chama-se Dragon Force, é a escola de futebol do Futebol Clube do Porto, e abriu as portas na Colômbia há um ano e meio. Na semana passada fizeram a primeira ação de caça-talentos, que levou técnicos do clube em Portugal a viajar para Bogotá, à procura de craques. O director do Departamento de Scouting, João Luís Afonso diz que selecionar dois destes jovens não é tarefa fácil.

  • Jovens colombianos aspirantes a craques tentam rumar o FC Porto
    2:52

    Desporto

    Chama-se Dragon Force, é a escola de futebol do Futebol Clube do Porto, e abriu as portas na Colômbia há um ano e meio. Na semana passada fizeram a primeira ação de caça-talentos, que levou técnicos do clube em Portugal a viajar para Bogotá, à procura de craques. Os "jogadores", como aqui lhes chamam, estão naturalmente dispostos a aprender tudo, e sabem bem ao que vêm.

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • A história de um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo
    5:52

    Desporto

    Um dos maiores fãs de Cristiano Ronaldo não perdeu a oportunidade de se deslocar à Madeira, para conhecer o ídolo e o local onde Cristiano nasceu e cresceu. Lucas Mendes é brasileiro, tem apenas 23 anos e criou a página de fãs de Ronaldo mais seguida no Brasil.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.