sicnot

Perfil

Desporto

Russo de 16 anos entra na Fórmula 1 como piloto de testes

O russo Nikita Mazepin, de 16 anos, assinou como piloto de testes da equipa de Fórmula 1 da Force India, na qual terá a tarefa de acompanhar o mexicano Alfonso Celis, informou hoje a escuderia.

reuters

Proveniente da Fórmula Renault, o jovem piloto alternará as suas funções na Force India, entre sessões com o simulador e trabalho nas pistas, nas quais continuará a competir no campeonato de Fórmula 3.

"Sou muito jovem e tenho muito para aprender, por isso o projeto e a experiência na Force India é muito importante para mim", frisou o piloto russo, cujo objetivo de carreira passa pela competição ao mais alto nível, a Fórmula 1.

Mazepin considera que este passo o "aproxima um pouco mais desse objetivo".

O piloto foi segundo classificado no Mundial de karting CIK da Federação Internacional do Automóvel (FIA), em 2014, e no último ano integrou a Fórmula Renault 2.0, competição em que acabou em 12.º e subiu uma vez ao pódio.

"Temos uma longa trajetória na identificação e treino de jovens talentos. É muito claro que Nikita já é um piloto muito capaz", justificou Vijay Mallya, o diretor-executivo da Force India.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John McCain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06