sicnot

Perfil

Desporto

Neymar acusado de fraude e evasão fiscal

O futebolista brasileiro Neymar, atualmente jogador do FC Barcelona, foi acusado pelo Ministério Público Federal de Santos, no Brasil, de fraude e evasão fiscal, no período compreendido entre 2006 a 2013.

O brasileiro, terceiro melhor jogador de 2015 para a FIFA, também tem processos a decorrer na justiça espanhola e brasileira pela sua transferência para o FC Barcelona, em 2013. (Arquivo)

O brasileiro, terceiro melhor jogador de 2015 para a FIFA, também tem processos a decorrer na justiça espanhola e brasileira pela sua transferência para o FC Barcelona, em 2013. (Arquivo)

© Yuya Shino / Reuters

A acusação vem no seguimento de investigações nomeadamente feitas à transferência do Santos para o FC Barcelona, e abrange Neymar da Silva Santos, pai do jogador, José María Bartomeu e Sandro Rosell, atual e anterior presidentes do FC Barcelona, segundo fontes judiciais do processo.

Neymar depôs hoje em Madrid durante hora e meia, perante o juiz José de la Mata, na Audiência Nacional, como testemunha, já que em Espanha também se investiga a polémica transferência, que terá lesado o fisco em milhões de euros, através de empresas fictícias criadas pelo jogador.

Já em março Neymar tinha estado perante a justiça por um processo interposto pelo fundo DIS, que dizia não ter recebido tudo a que tinha direito pela transferência para o FC Barcelona.

Em setembro do ano passado, a justiça brasileira congelou 188,8 milhões de reais (43,3 milhões de euros) das contas do jogador e do seu pai, bem como de empresas ligadas à família, para garantir o pagamento de dívidas fiscais e possíveis multas.

A investigação a Neymar começou há dois anos no Brasil e o Ministério Público e o Fisco já têm mais de cinco mil páginas de documentação diversa e declarações de implicados.

Lusa

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela.