sicnot

Perfil

Desporto

Santos sente-se "enganado" na transferência de Neymar para o Barcelona

Uma representante do Santos afirmou esta terça-feira a um tribunal espanhol que o clube brasileiro se sentia enganado pelo futebolista Neymar e pelo seu pai, na sequência da divulgação pública dos detalhes da sua transferência para o Barcelona.

Alvaro Barrientos / AP

Segundo fonte judicial do tribunal de Madrid onde decorreu a audiência, Fátima Cristina Bonassa, especialista em negócios de alta finança, disse que o avançado, formado no emblema de São Paulo, já era adulto aquando do negócio com o Barcelona que sabia o que estava a assinar.

Bonassa foi ouvida durante cinco horas por um juiz espanhol sobre alegadas irregularidades na transferência de Neymar para os catalães, em 2013, na sequência de uma queixa do fundo de investimento brasileiro DIS, que detinha 40 por cento dos direitos desportivos do jogador quando este alinhava pelo Santos.

A especialista assinalou que as leis brasileiras permitem aos jogadores escolher o clube para o qual se pretendem transferir, e que Neymar insistiu na sua passagem para Espanha.

A especialista acrescentou, a propósito, que foi apenas depois de saber quanto o Barcelona realmente pagou pelo jogador que o Santos entendeu a sua insistência em assinar pelos 'gigantes' da Catalunha.

Os referidos detalhes tornados públicos permitem saber que o negócio foi inicialmente avaliado em 57,1 milhões de euros pelo 'Barça', 40 dos quais foram pagos à N&N, empresa detida pelo pai do jogador, tendo o Santos recebido apenas 17,1 milhões.

No entanto, as autoridades judiciais espanholas estimaram que os negócios simultâneos em torno da transferência fizeram com que a verba final atingisse os 83,3 milhões de euros.

O fundo DIS queixou-se por se sentir defraudado no que diz respeito à parte real dos benefícios financeiros iniciais relativos à transferência jogador, de 23 anos, pois parte da comissão foi concertada entre o Barcelona e o Santos.

Ou seja, na altura, os investidores particulares receberam 6,8 milhões de euros dos 17,1 pagos ao Santos, pelo que reclamaram a sua parte relativa ao valor global da transferência.

Neymar será ainda hoje ouvido em audiência judicial no tribunal madrileno, enquanto o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e o seu antecessor, Sandro Rosel, se recusaram a testemunhar no dia anterior.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.