sicnot

Perfil

Desporto

Santos sente-se "enganado" na transferência de Neymar para o Barcelona

Uma representante do Santos afirmou esta terça-feira a um tribunal espanhol que o clube brasileiro se sentia enganado pelo futebolista Neymar e pelo seu pai, na sequência da divulgação pública dos detalhes da sua transferência para o Barcelona.

Alvaro Barrientos / AP

Segundo fonte judicial do tribunal de Madrid onde decorreu a audiência, Fátima Cristina Bonassa, especialista em negócios de alta finança, disse que o avançado, formado no emblema de São Paulo, já era adulto aquando do negócio com o Barcelona que sabia o que estava a assinar.

Bonassa foi ouvida durante cinco horas por um juiz espanhol sobre alegadas irregularidades na transferência de Neymar para os catalães, em 2013, na sequência de uma queixa do fundo de investimento brasileiro DIS, que detinha 40 por cento dos direitos desportivos do jogador quando este alinhava pelo Santos.

A especialista assinalou que as leis brasileiras permitem aos jogadores escolher o clube para o qual se pretendem transferir, e que Neymar insistiu na sua passagem para Espanha.

A especialista acrescentou, a propósito, que foi apenas depois de saber quanto o Barcelona realmente pagou pelo jogador que o Santos entendeu a sua insistência em assinar pelos 'gigantes' da Catalunha.

Os referidos detalhes tornados públicos permitem saber que o negócio foi inicialmente avaliado em 57,1 milhões de euros pelo 'Barça', 40 dos quais foram pagos à N&N, empresa detida pelo pai do jogador, tendo o Santos recebido apenas 17,1 milhões.

No entanto, as autoridades judiciais espanholas estimaram que os negócios simultâneos em torno da transferência fizeram com que a verba final atingisse os 83,3 milhões de euros.

O fundo DIS queixou-se por se sentir defraudado no que diz respeito à parte real dos benefícios financeiros iniciais relativos à transferência jogador, de 23 anos, pois parte da comissão foi concertada entre o Barcelona e o Santos.

Ou seja, na altura, os investidores particulares receberam 6,8 milhões de euros dos 17,1 pagos ao Santos, pelo que reclamaram a sua parte relativa ao valor global da transferência.

Neymar será ainda hoje ouvido em audiência judicial no tribunal madrileno, enquanto o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e o seu antecessor, Sandro Rosel, se recusaram a testemunhar no dia anterior.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.