sicnot

Perfil

Desporto

Santos sente-se "enganado" na transferência de Neymar para o Barcelona

Uma representante do Santos afirmou esta terça-feira a um tribunal espanhol que o clube brasileiro se sentia enganado pelo futebolista Neymar e pelo seu pai, na sequência da divulgação pública dos detalhes da sua transferência para o Barcelona.

Alvaro Barrientos / AP

Segundo fonte judicial do tribunal de Madrid onde decorreu a audiência, Fátima Cristina Bonassa, especialista em negócios de alta finança, disse que o avançado, formado no emblema de São Paulo, já era adulto aquando do negócio com o Barcelona que sabia o que estava a assinar.

Bonassa foi ouvida durante cinco horas por um juiz espanhol sobre alegadas irregularidades na transferência de Neymar para os catalães, em 2013, na sequência de uma queixa do fundo de investimento brasileiro DIS, que detinha 40 por cento dos direitos desportivos do jogador quando este alinhava pelo Santos.

A especialista assinalou que as leis brasileiras permitem aos jogadores escolher o clube para o qual se pretendem transferir, e que Neymar insistiu na sua passagem para Espanha.

A especialista acrescentou, a propósito, que foi apenas depois de saber quanto o Barcelona realmente pagou pelo jogador que o Santos entendeu a sua insistência em assinar pelos 'gigantes' da Catalunha.

Os referidos detalhes tornados públicos permitem saber que o negócio foi inicialmente avaliado em 57,1 milhões de euros pelo 'Barça', 40 dos quais foram pagos à N&N, empresa detida pelo pai do jogador, tendo o Santos recebido apenas 17,1 milhões.

No entanto, as autoridades judiciais espanholas estimaram que os negócios simultâneos em torno da transferência fizeram com que a verba final atingisse os 83,3 milhões de euros.

O fundo DIS queixou-se por se sentir defraudado no que diz respeito à parte real dos benefícios financeiros iniciais relativos à transferência jogador, de 23 anos, pois parte da comissão foi concertada entre o Barcelona e o Santos.

Ou seja, na altura, os investidores particulares receberam 6,8 milhões de euros dos 17,1 pagos ao Santos, pelo que reclamaram a sua parte relativa ao valor global da transferência.

Neymar será ainda hoje ouvido em audiência judicial no tribunal madrileno, enquanto o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e o seu antecessor, Sandro Rosel, se recusaram a testemunhar no dia anterior.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.