sicnot

Perfil

Desporto

Santos sente-se "enganado" na transferência de Neymar para o Barcelona

Uma representante do Santos afirmou esta terça-feira a um tribunal espanhol que o clube brasileiro se sentia enganado pelo futebolista Neymar e pelo seu pai, na sequência da divulgação pública dos detalhes da sua transferência para o Barcelona.

Alvaro Barrientos / AP

Segundo fonte judicial do tribunal de Madrid onde decorreu a audiência, Fátima Cristina Bonassa, especialista em negócios de alta finança, disse que o avançado, formado no emblema de São Paulo, já era adulto aquando do negócio com o Barcelona que sabia o que estava a assinar.

Bonassa foi ouvida durante cinco horas por um juiz espanhol sobre alegadas irregularidades na transferência de Neymar para os catalães, em 2013, na sequência de uma queixa do fundo de investimento brasileiro DIS, que detinha 40 por cento dos direitos desportivos do jogador quando este alinhava pelo Santos.

A especialista assinalou que as leis brasileiras permitem aos jogadores escolher o clube para o qual se pretendem transferir, e que Neymar insistiu na sua passagem para Espanha.

A especialista acrescentou, a propósito, que foi apenas depois de saber quanto o Barcelona realmente pagou pelo jogador que o Santos entendeu a sua insistência em assinar pelos 'gigantes' da Catalunha.

Os referidos detalhes tornados públicos permitem saber que o negócio foi inicialmente avaliado em 57,1 milhões de euros pelo 'Barça', 40 dos quais foram pagos à N&N, empresa detida pelo pai do jogador, tendo o Santos recebido apenas 17,1 milhões.

No entanto, as autoridades judiciais espanholas estimaram que os negócios simultâneos em torno da transferência fizeram com que a verba final atingisse os 83,3 milhões de euros.

O fundo DIS queixou-se por se sentir defraudado no que diz respeito à parte real dos benefícios financeiros iniciais relativos à transferência jogador, de 23 anos, pois parte da comissão foi concertada entre o Barcelona e o Santos.

Ou seja, na altura, os investidores particulares receberam 6,8 milhões de euros dos 17,1 pagos ao Santos, pelo que reclamaram a sua parte relativa ao valor global da transferência.

Neymar será ainda hoje ouvido em audiência judicial no tribunal madrileno, enquanto o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e o seu antecessor, Sandro Rosel, se recusaram a testemunhar no dia anterior.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.