sicnot

Perfil

Desporto

Vanessa Fernandes acredita que voltará a competir em Jogos Olímpicos

Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica de triatlo em Pequim2008, acredita que voltará a competir em Jogos Olímpicos, porém confia ser mais exequível a meta Tóquio2020 do que Rio2016, para os quais tem mínimos na maratona.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Aly Song / Reuters

"Acho que não [é viável estar no Rio de Janeiro], Porque felizmente temos grandes atletas a nível europeu e mundial com grandes marcas na maratona, como a Jessica [Augusto], a Dulce [Félix] e a Sara [Moreira]. É completamente impossível meter-me no meio delas", considera.

Em declarações à agência Lusa, à margem do I encontro da equipa olímpica de Portugal, no Porto, Vanessa descarta a possibilidade de tirar o sono às suas rivais na luta por uma das três vagas, atribuídas aos melhores tempos.

"Nem pense. Acha que algum dia...? Elas têm tempos muito, muito complicados. Só com muitos anos de trabalho consigo chegar perto de um tempo igual ao delas. Acredito que agora não", insistiu, embora vá experimentar novamente a maratona, em abril, em competição ainda por definir com o seu treinador Paulo Colaço.

Vanessa Fernandes recordou que a participação em 2015 na maratona "surgiu por acaso, não tendo sido programada, trabalhada", pelo que também ficou surpreendida por ter obtido mínimos numa disciplina "muito dura e que assustava um bocadinho".

"Sou uma pessoa de objetivos e custa-me muito desistir. É das coisas mais dolorosas que posso fazer. Ainda tenho bastantes anos para trabalhar. Se calhar, o objetivo mais concreto é Tóquio2020, com mais consciência e objetividade. Este ano, estar no encontro da Missão Olímpica do Rio2016 é para sentir o ambiente olímpico", sublinhou.

Vanessa assume que voltar um dia a competir nos Jogos Olímpicos terá um "sabor muito diferente" dos disputados anteriormente -- Atenas2004 e Pequim2008 -- e promete trabalhar para "realizar esse novo sonho".

A equipa olímpica de Portugal - Missão Rio2016 cumpriu hoje o seu I encontro, no Porto, onde estiveram presentes quase meia de atletas, mais treinadores, dirigentes e elementos do Comité Olímpico de Portugal.

Os Jogos Olímpicos de 2016 realizam-se no Rio de Janeiro, no Brasil, de 05 a 21 de agosto.

Lusa

  • Mário Centeno lidera hoje a primeira reunião do Eurogrupo
    1:56
  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

  • Quem são os arguidos da operação Fizz
    2:29

    País

    É já considerado o julgamento do ano da justiça portuguesa e o caso que está a abalar as relações entre Portugal e Angola. O processo da operação Fizz tem quatro arguidos, mas um deles, já é certo, não irá sentar-se esta segunda-feira no banco dos réus.

  • Que shutdown é este que paralisou os EUA?
    2:27
  • Casal que mantinha filhos acorrentados queria participar num reality show
    3:15
  • Quase 100 atletas testemunharam contra médico Larry Nassar
    1:38

    Desporto

    Quase 100 atletas e antigas ginastas da seleção dos Estados Unidos da América confrontaram esta semana, em tribunal, o médico Larry Nassar, acusado de assédio sexual. Em dezembro, o clínico foi condenado a 60 anos de prisão por um tribunal do Michigan, por posse de pornografia infantil.