sicnot

Perfil

Desporto

Federação turca suspende futebolista por apelar ao fim do conflito curdo-turco

A Federação turca de futebol (TFF) suspendeu um jogador do Amedspor, equipa de Diyarbakir, uma cidade de maioria curda, por este apelar ao fim dos combates entre as forças de segurança e os rebeldes do partido curdo.

© Christian Charisius / Reuters

Deniz Naki, avançado da equipa, da terceira divisão da Turquia, foi suspenso por 12 jogos e multado em 19.500 libras turcas (cerca de 6.200 euros), com a TFF a considerar que fez "propaganda ideológica".

Em declarações ao jornal pró-curdo Evrensel, o jogador, nascido na Alemanha, apelou ao fim dos combates entre as duas fações, uma das quais dos rebeldes do partido dos trabalhadores do Curdistão (PKK).

"Não temos outra escolha, salvo a de apelar à paz", referiu o futebolista.

Em comunicado, a comissão disciplinar da Federação qualificou a posição do futebolista como "propaganda ideológica" e contrária "ao espírito desportivo".

Lusa

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.