sicnot

Perfil

Desporto

Federação turca suspende futebolista por apelar ao fim do conflito curdo-turco

A Federação turca de futebol (TFF) suspendeu um jogador do Amedspor, equipa de Diyarbakir, uma cidade de maioria curda, por este apelar ao fim dos combates entre as forças de segurança e os rebeldes do partido curdo.

© Christian Charisius / Reuters

Deniz Naki, avançado da equipa, da terceira divisão da Turquia, foi suspenso por 12 jogos e multado em 19.500 libras turcas (cerca de 6.200 euros), com a TFF a considerar que fez "propaganda ideológica".

Em declarações ao jornal pró-curdo Evrensel, o jogador, nascido na Alemanha, apelou ao fim dos combates entre as duas fações, uma das quais dos rebeldes do partido dos trabalhadores do Curdistão (PKK).

"Não temos outra escolha, salvo a de apelar à paz", referiu o futebolista.

Em comunicado, a comissão disciplinar da Federação qualificou a posição do futebolista como "propaganda ideológica" e contrária "ao espírito desportivo".

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.