sicnot

Perfil

Desporto

Federação turca suspende futebolista por apelar ao fim do conflito curdo-turco

A Federação turca de futebol (TFF) suspendeu um jogador do Amedspor, equipa de Diyarbakir, uma cidade de maioria curda, por este apelar ao fim dos combates entre as forças de segurança e os rebeldes do partido curdo.

© Christian Charisius / Reuters

Deniz Naki, avançado da equipa, da terceira divisão da Turquia, foi suspenso por 12 jogos e multado em 19.500 libras turcas (cerca de 6.200 euros), com a TFF a considerar que fez "propaganda ideológica".

Em declarações ao jornal pró-curdo Evrensel, o jogador, nascido na Alemanha, apelou ao fim dos combates entre as duas fações, uma das quais dos rebeldes do partido dos trabalhadores do Curdistão (PKK).

"Não temos outra escolha, salvo a de apelar à paz", referiu o futebolista.

Em comunicado, a comissão disciplinar da Federação qualificou a posição do futebolista como "propaganda ideológica" e contrária "ao espírito desportivo".

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30