sicnot

Perfil

Desporto

Presidente do Dínamo de Zagreb demite-se após nova investigação por corrupção

O presidente do Dínamo de Zagreb, Zdravko Mamic, demitiu-se hoje do cargo, na sequência da abertura de uma terceira investigação às suas atividades enquanto dirigente do clube da liga de futebol croata, por alegada corrupção.

Zdravko Mamic acusa o governo de estar a organizar uma perseguição à sua pessoa.

Zdravko Mamic acusa o governo de estar a organizar uma perseguição à sua pessoa.

© Antonio Bronic / Reuters

"É evidente que se trata de um ajuste de contas político", disse Mamic, em conferência de imprensa, que decorreu na capital da Croácia, acusando o governo que esteve em funções até dezembro de organizar uma perseguição à sua pessoa.

O gabinete de luta contra a corrupção e crime organizado anunciou segunda-feira a abertura de uma investigação contra Mamic e seis dos seus colaboradores, em torno de um caso que pode ter lesado o Dínamo em cerca de nove milhões de euros.

No cúmulo das três investigações, o dirigente e seu irmão Zoran, treinador do Dínamo, o seu filho Mario e o presidente da federação croata de futebol, Damir Vrbanovic, estão sob suspeita de desvio de fundos, suborno e evasão fiscal, em valores superiores a 30 milhões de euros.

O Fisco considera-os responsáveis por transferências ilegais de dinheiro para o estrangeiro através de empresas sedeadas em 'paraísos fiscais', relacionadas com negócios envolvendo futebolistas, nomeadamente o caso de Luka Modric para o Tottenham (2008) e Mateo Kovacic para o Inter de Milão (2013).

Desde o verão passado, os irmãos Mamic foram detidos duas vezes e libertados, sob fiança milionárias.

O Dínamo de Zagreb é líder do campeonato croata e pelo emblema alinham os portugueses Eduardo, Gonçalo, Ruben Lima e Paulo Machado.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.