sicnot

Perfil

Desporto

Dragões lideram histórico, com mais quatro triunfos que o Benfica

O FC Porto lidera o histórico do clássico futebolístico com o Benfica, ao ostentar 90 triunfos, contra 86 dos encarnados, em vésperas do 234.º embate e 164.º a contar para a I Liga portuguesa.

Toni, treinador campeão pelo Benfica em 1933/34, defende que "o Benfica cresceu muito desde o início da época, está moralizado e confiante".

Toni, treinador campeão pelo Benfica em 1933/34, defende que "o Benfica cresceu muito desde o início da época, está moralizado e confiante".

© Miguel Vidal / Reuters

Um golo de André André, aos 86 minutos do encontro da primeira volta, no Dragão, colocou os 'azuis e brancos' com uma vantagem de quatro vitórias, num 'duelo' que entrou empatado para a segunda década do Século XXI.

No final da temporada 2009/10, os dois clubes contavam cada qual 81 triunfos, mas, desde então, os portistas conseguiram nove e os benfiquistas apenas cinco, tendo-se registado ainda quatro empates, para um total de 57.

A vantagem global é portista, mas o Benfica 'manda' claramente no seu reduto, com o triplo dos triunfos (60 contra 20), uma vantagem de mais de 100 golos (227 contra 111) e supremacia em todas as competições.

Nos últimos anos, em que repartiram a maioria dos títulos nacionais, vários jogos entraram para a lenda, como o triunfo portista na Luz por 2-1 que selou o título de 2010/11, festejado às escuras e com água, ou o golo de Kelvin nos descontos que decidiu o título de 2012/13, no Dragão.

Depois disso, os 'encarnados' ripostaram, com realce para um triunfo por 3-1 caseiro, para a Taça de Portugal, já com 10 unidades, depois de um desaire fora por 1-0, a vitória fora nos penáltis, nas 'meias' da Taça da Liga, ou o triunfo por 2-0 dos 11 'Eusébios', na Luz, todos em 2013/14.

No total de um clássico que se joga há mais de 85 anos, desde o 3-0 para o Benfica, no Campo do Arnado, a 28 de junho de 1931, o FC Porto está agora na frente, com mais quatro vitórias, mas as 'águias' já lideraram confortavelmente.

Entre jogos da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, o Benfica já somou mais 17 triunfos (61-44) e 70 golos (275-205), mas, após 1983/84, a tendência inverteu-se, com mais 21 vitórias portistas.

Neste período, os 'dragões' também marcaram mais 36 golos, sendo que, neste capítulo, ainda é o Benfica a comandar, e por uma margem clara (372 contra 338), tendo no 'rei' Eusébio o melhor marcador, com 25.

Em termos de I Liga, os 'azuis e brancos' somam já mais nove triunfos (64 contra 55), sendo que dominam de forma ainda mais clara na Supertaça (13-5) e tangencialmente no 'extinto' Campeonato de Portugal (4-3).

Por seu lado, o Benfica reina de forma vincada na Taça de Portugal, com 21 vitórias e apenas nove desaires (74-41 em golos), muito por culpa das finais - ganhou oito das nove disputadas, uma delas em pleno Estádio das Antas.

Quanto à 'jovem' Taça da Liga, os 'encarnados' também têm vantagem, já que venceram dois embates, incluindo um 3-0 na final de 2009/2010, e empataram um.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.