sicnot

Perfil

Desporto

Dragões lideram histórico, com mais quatro triunfos que o Benfica

O FC Porto lidera o histórico do clássico futebolístico com o Benfica, ao ostentar 90 triunfos, contra 86 dos encarnados, em vésperas do 234.º embate e 164.º a contar para a I Liga portuguesa.

Toni, treinador campeão pelo Benfica em 1933/34, defende que "o Benfica cresceu muito desde o início da época, está moralizado e confiante".

Toni, treinador campeão pelo Benfica em 1933/34, defende que "o Benfica cresceu muito desde o início da época, está moralizado e confiante".

© Miguel Vidal / Reuters

Um golo de André André, aos 86 minutos do encontro da primeira volta, no Dragão, colocou os 'azuis e brancos' com uma vantagem de quatro vitórias, num 'duelo' que entrou empatado para a segunda década do Século XXI.

No final da temporada 2009/10, os dois clubes contavam cada qual 81 triunfos, mas, desde então, os portistas conseguiram nove e os benfiquistas apenas cinco, tendo-se registado ainda quatro empates, para um total de 57.

A vantagem global é portista, mas o Benfica 'manda' claramente no seu reduto, com o triplo dos triunfos (60 contra 20), uma vantagem de mais de 100 golos (227 contra 111) e supremacia em todas as competições.

Nos últimos anos, em que repartiram a maioria dos títulos nacionais, vários jogos entraram para a lenda, como o triunfo portista na Luz por 2-1 que selou o título de 2010/11, festejado às escuras e com água, ou o golo de Kelvin nos descontos que decidiu o título de 2012/13, no Dragão.

Depois disso, os 'encarnados' ripostaram, com realce para um triunfo por 3-1 caseiro, para a Taça de Portugal, já com 10 unidades, depois de um desaire fora por 1-0, a vitória fora nos penáltis, nas 'meias' da Taça da Liga, ou o triunfo por 2-0 dos 11 'Eusébios', na Luz, todos em 2013/14.

No total de um clássico que se joga há mais de 85 anos, desde o 3-0 para o Benfica, no Campo do Arnado, a 28 de junho de 1931, o FC Porto está agora na frente, com mais quatro vitórias, mas as 'águias' já lideraram confortavelmente.

Entre jogos da I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, o Benfica já somou mais 17 triunfos (61-44) e 70 golos (275-205), mas, após 1983/84, a tendência inverteu-se, com mais 21 vitórias portistas.

Neste período, os 'dragões' também marcaram mais 36 golos, sendo que, neste capítulo, ainda é o Benfica a comandar, e por uma margem clara (372 contra 338), tendo no 'rei' Eusébio o melhor marcador, com 25.

Em termos de I Liga, os 'azuis e brancos' somam já mais nove triunfos (64 contra 55), sendo que dominam de forma ainda mais clara na Supertaça (13-5) e tangencialmente no 'extinto' Campeonato de Portugal (4-3).

Por seu lado, o Benfica reina de forma vincada na Taça de Portugal, com 21 vitórias e apenas nove desaires (74-41 em golos), muito por culpa das finais - ganhou oito das nove disputadas, uma delas em pleno Estádio das Antas.

Quanto à 'jovem' Taça da Liga, os 'encarnados' também têm vantagem, já que venceram dois embates, incluindo um 3-0 na final de 2009/2010, e empataram um.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.