sicnot

Perfil

Desporto

Toni salienta Benfica confiante e FC Porto perigoso

O 'clássico' de sexta-feira que opõe o Benfica ao FC Porto, da 22.ª jornada da I Liga de futebol, foi hoje abordado durante a cerimónia de apresentaão de uma réplica da camisola das 'águias' campeãs nacionais em 1993/94.

Toni, que foi o treinador campeão pelo Benfica nessa temporada, não resistiu a abordar o 'clássico': "O Benfica cresceu muito desde o início da época, está moralizado e confiante. Mas o FC Porto chega à Luz com o orgulho ferido pela última derrota com o Arouca e é sempre perigoso. Estes duelos são sempre complicados."

O atual ciclo vitorioso dos 'encarnados' poderá não ser determinante para a 'nação benfiquista' festejar na sexta-feira o triunfo na Luz.

"Já sabemos como é que são estes 'clássicos'. Nem sempre quem está num melhor momento consegue ganhar o jogo. Tenho a certeza de que será um bom espetáculo e que o FC Porto está mais pressionado para vencer do que o Benfica", focou.

O técnico e mítica figura benfiquista lembrou que as 'águias' também começaram mal a época de 1993/94, mas que foram subindo de rendimento e acabaram por ser campeãs nacionais: "Evoluímos imenso ao longo da temporada."

Carlos Mozer, defesa-central brasileiro que pontificou no Benfica durante várias épocas, destacou a evolução dos jovens 'encarnados': "O Rui Vitória apostou e bem no Renato Sanches, jovem que tem sido fundamental para a melhoria do Benfica."

As ausências, devido a lesões, do capitão Luisão e do argentino Lisandro poderão precipitar a entrada no 'onze' do jovem central sueco Lindelof.

"É mais um jovem com qualidade. Estou convencido de que ele vai corresponder à aposta do Rui Vitória. Tem é de ser apoiado pelos companheiros, especialmente se as coisas não lhe correrem muito bem", constatou Mozer.

Veloso e Hernâni, também campeões em 1993/94, destacaram o papel do treinador Rui Vitória na grande recuperação do Benfica.

"Não é fácil suceder a um treinador como o Jorge Jesus, que esteve seis anos no Benfica e ganhou três campeonatos. O Rui Vitória acreditou nos jogadores e construiu uma nova equipa. E está na frente a lutar pelo título. A vitória sobre o FC Porto na sexta-feira não dá o campeonato ao Benfica, mas retira a candidatura portista", sublinhou Veloso.

Lusa

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.