sicnot

Perfil

Desporto

Toni salienta Benfica confiante e FC Porto perigoso

O 'clássico' de sexta-feira que opõe o Benfica ao FC Porto, da 22.ª jornada da I Liga de futebol, foi hoje abordado durante a cerimónia de apresentaão de uma réplica da camisola das 'águias' campeãs nacionais em 1993/94.

Toni, que foi o treinador campeão pelo Benfica nessa temporada, não resistiu a abordar o 'clássico': "O Benfica cresceu muito desde o início da época, está moralizado e confiante. Mas o FC Porto chega à Luz com o orgulho ferido pela última derrota com o Arouca e é sempre perigoso. Estes duelos são sempre complicados."

O atual ciclo vitorioso dos 'encarnados' poderá não ser determinante para a 'nação benfiquista' festejar na sexta-feira o triunfo na Luz.

"Já sabemos como é que são estes 'clássicos'. Nem sempre quem está num melhor momento consegue ganhar o jogo. Tenho a certeza de que será um bom espetáculo e que o FC Porto está mais pressionado para vencer do que o Benfica", focou.

O técnico e mítica figura benfiquista lembrou que as 'águias' também começaram mal a época de 1993/94, mas que foram subindo de rendimento e acabaram por ser campeãs nacionais: "Evoluímos imenso ao longo da temporada."

Carlos Mozer, defesa-central brasileiro que pontificou no Benfica durante várias épocas, destacou a evolução dos jovens 'encarnados': "O Rui Vitória apostou e bem no Renato Sanches, jovem que tem sido fundamental para a melhoria do Benfica."

As ausências, devido a lesões, do capitão Luisão e do argentino Lisandro poderão precipitar a entrada no 'onze' do jovem central sueco Lindelof.

"É mais um jovem com qualidade. Estou convencido de que ele vai corresponder à aposta do Rui Vitória. Tem é de ser apoiado pelos companheiros, especialmente se as coisas não lhe correrem muito bem", constatou Mozer.

Veloso e Hernâni, também campeões em 1993/94, destacaram o papel do treinador Rui Vitória na grande recuperação do Benfica.

"Não é fácil suceder a um treinador como o Jorge Jesus, que esteve seis anos no Benfica e ganhou três campeonatos. O Rui Vitória acreditou nos jogadores e construiu uma nova equipa. E está na frente a lutar pelo título. A vitória sobre o FC Porto na sexta-feira não dá o campeonato ao Benfica, mas retira a candidatura portista", sublinhou Veloso.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.